Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel comemora 1 ano do "Mães de Pernambuco" ao lado do prefeito Mano Medeiros, em Jaboatão

A celebração aconteceu em Jaboatão por ser o município com o maior número de mulheres beneficiadas pelo programa social. São cerca de 121 mães atendidas pela iniciativa do governo.

Jameson Ramos

24 de maio de 2025 às 09:39   - Atualizado às 09:39

Da esquerda para a direita; Prefeito Mano Medeiros, Governadora Raquel Lyra, vice-governadora Priscila Krause e a primeira-dama Andrea Medeiros.

Da esquerda para a direita; Prefeito Mano Medeiros, Governadora Raquel Lyra, vice-governadora Priscila Krause e a primeira-dama Andrea Medeiros. Foto: Divulgação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), celebrou 1 ano do “Mães de Pernambuco” em Jaboatão dos Guararapes, ao lado do prefeito Mano Medeiros (PL). A comemoração aconteceu na sexta-feira, 23 de maio, no Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro. 

A celebração aconteceu em Jaboatão por ser o município com o maior número de mulheres beneficiadas pelo programa social. São cerca de 121 mães atendidas pela iniciativa do governo.

O Mães de Pernambuco, que integra o programa Pernambuco Sem Fome, é uma iniciativa de transferência mensal de renda voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, mães ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos. 

“Nosso diálogo com o Governo do Estado, com a governadora Raquel Lyra, promove o acolhimento dessas mães, chefes de família que, ao cuidarem dos seus lares, muitas vezes se tornam invisíveis aos olhos da maioria da população. É com esse olhar sensível, da nossa governadora, da nossa vice-prefeita e da primeira-dama, que estendemos as mãos para essas mulheres que mais precisam. Agradecemos ao seu governo por tudo que tem feito", disse Mano.

A Lei nº 18.432/2023, que criou o Pernambuco Sem Fome, estabelece o valor de R$ 300 mensais por família beneficiada. Os recursos para o pagamento do benefício são provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza e do Tesouro Estadual.

Veja Também

“A gente, através do Mães de Pernambuco, chega todo mês à casa de vocês. Para comprar comida, roupa, sapato. Para garantir uma casa melhor, o pagamento da luz. Para que vocês possam ter uma vida mais decente, mais digna. Mas a gente não faz isso sozinho — fazemos isso junto com parceiros como Mano e Andrea", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Para receber o valor mensal do Mães de Pernambuco, as mulheres devem estar entre as 100 mil famílias em situação de maior vulnerabilidade no Estado. A secretária municipal de Assistência Social, Mila Aguiar, relatou que 3.807 mães estão ativas no programa.

“O programa completa um ano e, em parceria com o município, traz mais dignidade a quem precisa: mães, donas de casa, chefes de família que se dedicam aos seus lares, mas não possuem renda. Com o olhar do Governo do Estado e com a força das equipes dos CRAS e do Programa, conseguimos garantir um mínimo para o dia a dia”, diz Mila. 

“Fizemos um grande esforço para alcançar esse número de beneficiárias, mas sabemos que ainda temos muito a fazer para atender mais mulheres necessitadas”, complementou.

A beneficiária Alessandra Santos representou todas as mães no evento. "Esse programa me ajudou muito. Sou mãe de oito crianças. Ajudou na educação dos meus filhos, na compra de roupas, sandálias e sapatos, e em proporcionar a eles pequenos luxos. Sou grata ao programa porque posso oferecer um lanche, uma roupa do jeitinho que eles gostam", desabafou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:43, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e prefeito de Ipojuca, Carlos Santana.
Sinais

Raquel Lyra almoça com prefeito de Ipojuca que sinaliza apoio para reeleição da governadora como reforço importante

A expectativa é de que a adesão seja oficializada em possível ato previsto para acontecer nesta segunda-feira (24).

João Campos em ato de campanha no bairro da Guabiraba, no Recife
Recife

Na Guabiraba, João Campos promete investir quase R$ 8 bilhões em abastecimento de água

Ao encerrar o discurso, o ex-prefeito do Recife reforçou a defesa de uma política baseada no trabalho, no respeito às pessoas e na entrega de resultados. 

Felipe Alecrim e Renato Antunes reúnem mais de 300 ciclistas em passeio pelo Zona Norte do Recife
Ciclismo

Felipe Alecrim e Renato Antunes reúnem mais de 300 ciclistas em passeio pelo Zona Norte do Recife

Diante da mobilização de tantas pessoas em pouco mais de uma semana de campanha, Alecrim festejou a demonstração de apoio em torno das candidaturas.

mais notícias

+

Newsletter