O evento reúne gestores públicos, equipes técnicas e representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para discutir soluções para a habitação no país.
Prefeitura do paulista participa de foreum nacional Foto: Juan Marvin e Fabiano Alves
A Prefeitura do Paulista participou, nesta quarta-feira 13 de maio, da abertura do 73º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Promovido anualmente pela ABC Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), o encontro reúne gestores públicos, equipes técnicas de estados e municípios, além de representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, com discussões voltadas às diretrizes e soluções para a habitação no país.
A programação do evento conta com debates sobre o enfrentamento do déficit habitacional, incluindo apresentação de estudos da Fundação João Pinheiro e discussões sobre o programa Periferia Viva, além do fortalecimento do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Também estão previstas pautas sobre regularização fundiária, melhorias habitacionais, inovação e novos mecanismos de financiamento, incluindo fundos públicos e parcerias com a iniciativa privada.
Na ocasião, o prefeito do Paulista, Severino Ramos, destacou o impacto dessas articulações na formulação de políticas públicas voltadas à habitação. “Seguimos comprometidos em ampliar o acesso à moradia digna e fortalecer iniciativas que garantem mais qualidade de vida para a população”, declarou.
Segundo o secretário de Habitação do Paulista, Rodrigo Ferreira, a política habitacional integra as prioridades da administração municipal, que já conta com ações em andamento, como os conjuntos residenciais Parque Paulista I e Parque Paulista II, no bairro de Nossa Senhora da Conceição. “As unidades já têm cerca de 80% das etapas preparatórias concluídas e serão construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Também estamos avançando na regularização fundiária e na entrega de títulos de propriedade, em parceria com a Secretaria de Projetos Especiais”, afirmou.
Ele informou ainda que o prefeito Ramos assinou quatro propostas de projetos habitacionais, que serão encaminhadas ao Ministério das Cidades para análise. A medida tem como objetivo ampliar a captação de recursos federais e viabilizar novos projetos no município.
Representando o Governo de Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro, ressaltou que o Estado vive um momento de consolidação das políticas de moradia, com a entrega de milhares de unidades habitacionais. “Isso é resultado de planejamento, equipe técnica e parceria com os movimentos sociais”, pontuou.
O fórum segue até sexta-feira (15), com programação voltada à troca de experiências e à construção de estratégias para o fortalecimento das políticas de habitação no Brasil. As mesas de diálogo contarão com a apresentação de conferencistas e debatedores, além da divulgação de vídeos institucionais.
19:58, 22 Set
27
°c
Fonte: OpenWeather
Homem de 33 anos era procurado por envolvimento em três homicídios e foi localizado no bairro do Janga.
Ao todo, estão previstas 1.320 vagas, sendo 1.250 para a carreira de Praça, no cargo de Soldado, e 70 para os quadros de Oficiais.
No Agreste e, principalmente, no Sertão, os efeitos típicos da estação podem ser intensificados pela atuação do El Niño, que deve ganhar força ao longo dos próximos meses.
mais notícias
+