Pernambuco, 08 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Raquel Lyra conversa com Caixa para liberar saque do FGTS a moradores atingidos pelas chuvas

O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.

Ricardo Lélis

06 de maio de 2026 às 20:05   - Atualizado às 20:05

Vice-governadora Priscila Krause ao lado  do Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, Marcelo Maia.

Vice-governadora Priscila Krause ao lado do Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, Marcelo Maia. (Foto: Américo Nunes/ Vice-governadoria)

O Governo de Pernambuco segue trabalhando para garantir o apoio aos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata atingidos pelas fortes chuvas da última semana.

A partir do diálogo estabelecido desde o primeiro momento com o governo federal, a Caixa Econômica Federal disponibilizou o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores de 11 municípios que tiveram situação de emergência estabelecida pelo Decreto Estadual nº 60.542, de 2 de maio de 2026, homologado pela União.

Os demais municípios incluídos no decreto serão habilitados em breve para que os moradores também tenham acesso ao saldo do FGTS, após o mapeamento das áreas atingidas em cada município feito pela Defesa Civil.  

A vice-governadora Priscila Krause representou a governadora Raque Lyra e esteve reunida com o Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, Marcelo Maia, no Palácio do Campo das Princesas, nesta quarta-feira (6), para tratar sobre a liberação dos valores do FGTS. 

“Desde o primeiro momento das chuvas aqui em Pernambuco, o Governo do Estado deu uma resposta imediata com o objetivo de resgatar as pessoas atingidas. E praticamente ao mesmo tempo, começou a trabalhar em parceria com os municípios e com o governo federal para garantir que as cidades voltassem à normalidade. Agora fizemos uma articulação com a Caixa Econômica Federal que possibilitou o acesso das pessoas ao saldo do FGTS. A gente agradece, em nome da governadora Raquel Lyra, por essa parceria, que é o que permite que a gente cuide do nosso povo”, comemorou a vice-governadora. 

Veja Também

Os municípios beneficiados são Aliança, Buenos Aires, Glória do Goitá, Ilha de Itamaracá, Itambé, Nazaré da Mata, Passira, Pombos, São Vicente Férrer, Timbaúba e Vicência. A partir desta quarta-feira (6), quem mora nesses municípios já pode solicitar o saque do FGTS, de forma online, pelo aplicativo do FGTS, da Caixa Econômica Federal. 

Segundo Marcelo Maia, a liberação do saque do FGTS foi possibilitada pelo reconhecimento, por parte do governo federal, do decreto de situação de emergência dos municípios pernambucanos.

“Isso já está valendo para esses 11 municípios aqui em Pernambuco. Eles têm um trâmite mais rápido para a liberação por terem uma população abaixo de 50 mil habitantes. Em relação aos outros municípios, estamos em uma fase de credenciamento, e junto com essa parceria, a gente vai ter essa liberação em breve para as pessoas atingidas”, explicou o superintendente. 

Para ter direito ao saque, é preciso ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque por motivo de calamidade nos últimos 12 meses.

O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta. O saque pode ser feito até 3 de agosto de 2026.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:57, 08 Mai

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governo Pernambuco.
Oportunidade

Governo de Pernambuco abre 1 milhão de vagas para curso de IA; veja como participar

A formação é inteiramente on-line e gratuita. Além disso tem carga horária mínima de quatro horas, em formato audiovisual, e está estruturada em três módulos

João Campos.
Levantamento

DataTrends: João Campos apresenta queda de 6 pontos e Raquel Lyra encosta na disputa pelo Governo

Comparativo entre os levantamentos de fevereiro e maio mostra redução da vantagem do ex-prefeito do Recife.

Governadora Raquel Lyra (PSD).
Atuação

Governo de Pernambuco restabelece acesso a áreas atingidas pelas chuvas; veja quais

A ação está sendo realizada com ajuda de maquinários. Além da operação de máquinas, a atuação do Governo do Estado inclui uma força-tarefa de monitoramento.

mais notícias

+

Newsletter