Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito Yves Ribeiro sanciona projeto de lei que proíbe venda de arma de gel, em Paulista

A proposta foi justificada pelos riscos de segurança pública associados às "gel blasters", que podem causar lesões físicas, simular atos violentos e gerar confusão com armas reais.

Gabriel Alves

10 de dezembro de 2024 às 12:44   - Atualizado às 13:17

Prefeito Yves Ribeiro e armas de gel apreendidas.

Prefeito Yves Ribeiro e armas de gel apreendidas. Fotos: Beto Dantas e Divulgação/SSP. Arte: Portal de Prefeitura

O prefeito da cidade do Paulista, Yves Ribeiro (PT), sancionou um PL que proíbe venda de arma de gel, cujo a Câmara dos Vereadores aprovou na última quarta-feira, 4 de dezembro, o Projeto de Lei nº 145/2024, de autoria do vereador Eudes Farias (MDB), no qual veta a fabricação, comercialização e distribuição de armas simuladas, incluindo dispositivos que disparam bolinhas de gel, luz ou laser. 

A proposta foi justificada pelos riscos de segurança pública associados às “gel blasters”, que podem causar lesões físicas, simular atos violentos e gerar confusão com armas reais, aumentando o risco de tragédias.

SDS alerta sobre uso indevido das ARMAS DE GEL que pode levar a consequências CRIMINAIS

Na segunda-feira, 9 de dezembro, em coletiva de imprensa, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) se posicionou sobre a grande proporção no uso das armas de gel em Pernambuco. Os dispositivos tem deixado as autoridades em alerta na forma de utilização do equipamento. A famosa "gel blasters" entrou em moda para jovens e adolescentes. 

A SDS se pronunciou após o registro de 109 incidentes com os equipamentos nos últimos dez dias, incluindo casos graves de lesões oculares. 

O delegado Mário Melo, da Delegacia de Água Fria, esclareceu que a venda e o porte dessas armas não configuram crime perante a legislação brasileira. No entanto, ele ressaltou que o uso indevido pode gerar implicações legais.

Veja Também

"O meio com que ele está sendo utilizado pode trazer algumas consequências criminais", afirmou o delegado.

Ele complementou explicando que existe uma necessidade da legislação de acompanhar essas novidades e fazer as retificações devidas.

"Até então, por ser uma novidade, ainda não houve essa atualização, mas é algo que, com certeza, vai ser edificado e vai ser atualizado."

"ARMAS DE GEL" não são consideradas BRINQUEDOS, alerta Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) emitiu um comunicado oficial sobre o uso de réplicas de armas que disparam projéteis de gel, prática que tem ganhado popularidade entre os jovens do Grande Recife. O uso indiscriminado desse tipo de equipamento já causou lesões oculares em pelo menos 30 pessoas na região.  

Em nota publicada em seu site, o Inmetro esclareceu que, conforme a Portaria nº 302, de 2021, esses produtos não se enquadram como brinquedos.

A regulamentação estabelece que brinquedos são destinados a crianças menores de 14 anos, e réplicas de armas com projéteis de gel não atendem a essa definição.

Dessa forma, não podem ser comercializadas como brinquedos ou portar o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.

Segundo o órgão, as réplicas de armas com projéteis de gel são mais semelhantes a equipamentos como airsoft e paintball, regulamentados pelo Decreto nº 11.615, de 2023, cuja supervisão não é de competência do Inmetro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:29, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter