Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco registra média de três mortes diárias no trânsito em 2024

Entre janeiro e 10 de dezembro de 2024, foram registradas 1.186 mortes em sinistros de trânsito, o que representa uma média diária de 3,4 óbitos.

Portal de Prefeitura

15 de dezembro de 2024 às 09:21   - Atualizado às 09:27

Com a colisão, o veículo ficou sem o teto -

Com a colisão, o veículo ficou sem o teto - Foto: Reprodução/TV Guararapes

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou números alarmantes sobre os acidentes de trânsito no estado. Entre janeiro e 10 de dezembro de 2024, foram registradas 1.186 mortes em sinistros de trânsito, o que representa uma média diária de 3,4 óbitos. Este aumento é preocupante, considerando que, no ano anterior, o número de vítimas fatais foi de 42.073, enquanto em 2024 já se registraram 42.563 casos, um aumento de 500 vítimas.

A maior parte dos acidentes fatais no estado continua envolvendo motocicletas, seguidos pelos atropelamentos de ciclistas. Entre setembro e novembro de 2024, pelo menos seis ciclistas morreram atropelados, de acordo com o Diário de Pernambuco. A capital do estado, Recife, continua liderando as estatísticas de mortes no trânsito, com mais de 100 óbitos anuais nos últimos dez anos, refletindo o grande fluxo de veículos e a alta densidade populacional.

Os dados também apontam que, em Recife, a maioria das vítimas fatais no trânsito são homens. Cerca de 80% das mortes são registradas entre o público masculino, com destaque para a faixa etária de 20 a 39 anos, que representa quase metade (48%) das vítimas fatais. Esses acidentes estão, em sua grande maioria, relacionados a motocicletas, um problema recorrente na cidade. Outro dado relevante é que 42% dessas mortes ocorrem durante a noite ou de madrugada, quando o trânsito é mais leve, mas os riscos aumentam devido ao maior descuido e velocidade dos motoristas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o excesso de confiança dos motoristas como um fator-chave para os acidentes fatais. A alta velocidade, combinada com a redução da percepção de risco, pode tornar as colisões mais graves e até letais. É um desafio que o governo estadual busca combater com a implementação de medidas de educação no trânsito, fiscalização e conscientização.

Com o objetivo de enfrentar esse problema, a SES-PE realizou um curso de formação para profissionais das 12 Gerências Regionais de Saúde (Gerês) e representantes de órgãos de trânsito. A iniciativa visa fortalecer os comitês regionais de vigilância de óbitos, responsáveis por analisar os casos e propor estratégias específicas de prevenção.

Veja Também

Jakeline Diniz, coordenadora-executiva do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, destacou a importância de uma análise detalhada das mortes no trânsito para a elaboração de estratégias mais eficazes. “A análise minuciosa dos óbitos permitirá relatórios e recomendações direcionadas aos órgãos competentes, com base nos fatores que contribuíram para cada acidente”, afirmou.

Mariana Barros, coordenadora de Vigilância de Acidentes e Violência da SES-PE, ressaltou que a regionalização das ações permitirá um monitoramento mais eficaz e a definição de estratégias integradas de fiscalização e educação para reduzir os índices de acidentes e mortes no estado. “A regionalização das ações possibilita um olhar mais atento para os locais e tipos de acidentes mais frequentes, o que nos permitirá atuar de forma mais assertiva”, explicou.

Com essas ações, o governo de Pernambuco espera construir políticas públicas mais eficientes e salvar vidas nas rodovias e vias urbanas do estado. A redução das mortes no trânsito continua sendo uma das principais metas do governo estadual, que busca enfrentar um problema crescente e com sérias consequências sociais e econômicas. A luta contra a violência no trânsito é uma prioridade, com foco em salvar vidas e promover um trânsito mais seguro para todos.

da redação do Portal com informações do Diário de Pernambuco

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:46, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter