Deputados aprovam proposta que prevê MULTA para motoristas que fizerem GESTOS OBSCENOS no trânsito Fotos: Freepik / iStock
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3575/21, que estabelece multa para o motorista que fizer gestos obscenos ou injuriosos enquanto dirige. A proposta inclui essa conduta entre as infrações leves, com multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira de habilitação.
O objetivo da proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, é coibir comportamentos desrespeitosos que possam provocar reações perigosas no trânsito. O texto, do ex-deputado Carlos Bezerra (MT), foi aprovado por recomendação do relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG).
Na avaliação do relator, a punição reforça a importância do respeito entre motoristas e entre condutores e pedestres, promovendo um trânsito mais seguro e civilizado.
“A troca de insultos, gestos obscenos e outros tipos de hostilidade podem gerar reações impulsivas e até conflitos físicos entre os motoristas, levando a comportamentos imprudentes, como manobras arriscadas e perseguições”, observou Diego Andrade. “A escalada de violência no trânsito aumenta significativamente o risco de acidentes”, acrescentou
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Câmara de Notícias.
2
3
4
06:46, 17 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os acidentes aconteceram em vias movimentadas de Jaboatão dos Guararapes e da capital pernambucana, provocando atenção de motoristas e, em alguns casos, retenções no fluxo de veículos
A proposta envolve um Roadster equipado com propulsores de gás frio, desenvolvidos pela própria SpaceX
Agentes, orientadores e batedores estarão distribuídos em pontos estratégicos para monitorar a circulação, orientar condutores e pedestres
mais notícias
+