Além da capital pernambucana, também haverá no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Vitória, Porto Alegre, entre outras cidades, cujos locais ainda não foram confirmados.
Manifestações no Brasil. Foto: Divulgação
Nesta semana, o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) anunciou uma mobilização nacional pelo fim da escala 6x1, marcada para a próxima sexta-feira, 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. No Recife, o ato acontecerá no centro da cidade, assim como em outras capitais, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Vitória e Porto Alegre. A população será convocada a ir às ruas em defesa da extinção da escala 6x1.
Em Recife, a concentração será às 9h, no Parque 13 de Maio, localizado na Rua Mamede Simões, no bairro da Boa Vista. O movimento é liderado por Rick Azevedo, fundador do VAT e verador eleito do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024, que tem mantido a pauta do fim da escala 6x1 em destaque nos últimos anos. A proposta ganhou visibilidade com o apoio da deputada federal Erika Hilton (PSOL).
No Recife, diversas lideranças de movimentos trabalhistas estão mobilizando a população para participar do ato, que visa pressionar por melhores condições de trabalho e o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores brasileiros.
"A luta continua e a mobilização cresce! Nesse dia especial, no feriado de Proclamação da República e aniversário do Rick Azevedo, e atendendo à demanda da classe trabalhadora, vamos às ruas pelo fim da escala 6x1. Cada voz faz diferença, e todos os trabalhadores unidos podem mudar essa realidade", escreveu Rick Azevedo em uma publicação.
A PEC que propõe o fim da escala 6x1, regime de trabalho que exige seis dias consecutivos de jornada seguidos por um de descanso, já conta com 134 assinaturas na Câmara dos Deputados. No entanto, entre os 25 deputados pernambucanos, apenas sete manifestaram apoio até o momento. A proposta visa melhorar as condições de trabalho de milhares de profissionais que sofrem com jornada exaustiva.
O projeto da Deputada Federal Erika Hilton, que tem coautoria da deputada pernambucana Maria Arraes (Solidariedade), ainda tem o número de adesões abaixo do necessário para a PEC avançar, pois são necessárias 171 assinaturas para tramitar no Congresso.
2
22:13, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+