Ônibus da RMR. Foto: Paulo Maciel/Divulgação
A nova tarifa de ônibus no Grande Recife começará a valer a partir deste domingo, 5 de janeiro. O reajuste de 4,29% foi aprovado pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) no dia 30 de dezembro de 2024.
O bilhete único, que unifica os antigos anéis A e B, passará a custar R$ 4,30, em comparação aos atuais R$ 4,10.
As linhas do Anel G e os serviços opcionais e especiais terão um reajuste maior, de 7,63%, também com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre março de 2023 e novembro de 2024. O IPCA é o índice oficial usado pelo governo federal para medir a inflação.
O aumento impactará milhares de usuários do transporte público na região metropolitana, que já convivem com desafios no sistema de mobilidade urbana.
Passageiros de ônibus no Grande Recife agora têm a opção de pagar a passagem via PIX. Desde agosto deste ano, a linha 160 - Gaibu/Barra de Jangada (Via Paiva), operada pela empresa São Judas Tadeu, já está aceitando esse método de pagamento em fase de teste. Essa linha circula entre o Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.
O projeto piloto de pagamento via PIX recebeu autorização para ser ampliado para as linhas 191 - Recife/Porto de Galinhas (N. Sra do Ó) e 195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional).
A iniciativa partiu da própria operadora de transporte coletivo e foi aprovada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).
2
4
23:51, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
mais notícias
+