Pernambuco, 18 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE recomenda suspender vendas do Maracaipe Beach Living por falta de licenciamento ambiental

A Pernambuco Construtora deve suspender intervenções no terreno, vendas do empreendimento e a eficácia dos contratos de venda até a emissão da licença ambiental.

Portal de Prefeitura

22 de março de 2025 às 12:54   - Atualizado às 13:02

Empreendimento Maracaipe Beach Living - Pernambuco Construtora

Empreendimento Maracaipe Beach Living - Pernambuco Construtora Foto: Divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Ipojuca com o apoio do Grupo de Atuação Conjunta Especializada do Meio Ambiente (GACE Meio Ambiente), recomendou à Prefeitura de Ipojuca, à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e à empresa Pernambuco Construtora Incorporações Imobiliárias que providenciem a regularização ambiental do empreendimento Maracaípe Beach Living. 

“O empreendimento Maracaípe Beach Living já se encontra em ampla divulgação pela imprensa desde o início das vendas das suas unidades, porém sem a existência de qualquer processo de licenciamento ambiental. O licenciamento se torna ainda mais importante porque a edificação está localizada na praia de Maracaípe, com inegável impacto à dinâmica costeira”, apontou a coordenadora do GACE e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Promotora de Justiça Belize Correia.

Caberá à Pernambuco Construtora abster-se de efetuar qualquer intervenção no terreno, bem como de ofertar o empreendimento para vendas e suspender a eficácia e os efeitos de todos os contratos de venda de direitos imobiliários até a emissão da devida licença ambiental. Além disso, a construtora deve divulgar suas obrigações determinadas na recomendação a todos os corretores cadastrados para a comercialização do Maracaípe Beach Living.

Do mesmo modo, o MPPE recomendou ao município de Ipojuca não instaurar procedimento para o licenciamento ambiental do empreendimento, transferindo eventual procedimento de licenciamento à Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), por se tratar de impacto ambiental regional. Além disso, a Prefeitura deve declarar nulidade de eventuais licenças ambientais expedidas, já que não foi realizada nenhuma inspeção e autorização técnica para o empreendimento até o momento.

Já a CPRH deve, assim que receber o protocolo para o licenciamento ambiental, reconhecer a obrigatoriedade da realização do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para esse empreendimento, como aponta a Resolução nº001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); realizar audiência pública com o objetivo de discutir os impactos da construção do empreendimento, diante do notório interesse da população local e com base na mesma resolução do Conama; e, na hipótese de serem identificados povos de comunidades tradicionais afetados pela construção, realizar consulta livre, prévia, informada e de boa-fé, nos termos da Convenção n 169 da Organização Internacional do Trabalho.

Veja Também

Tanto a Prefeitura, como a CPRH e a Pernambuco Construtora terão dez dias para confirmar à 3ª Promotoria de Justiça Cível de Ipojuca se acatam ou não a recomendação. O texto completo do documento está disponível no Diário Oficial Eletrônico do dia 19 de março.

Da redação do Portal com Informações do MPPE 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:53, 18 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cinco alunos suspeitos de envolvimento em estupros coletivos contra duas adolescentes em uma escola municipal do Cabo de Santo Agostinho.
Crime

Cinco alunos suspeitos de estupros são encaminhados para unidade socioeducativa no Cabo de Santo Agostinho

Os adolescentes foram afastados da unidade escolar após a denúncia. O caso é investigado pela Polícia Civil e segue sob sigilo, com o objetivo de preservar a identidade e a proteção das vítimas.

Mais de 1,2 quilo de maconha foi apreendido dentro de uma carga de polvos no aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, na segunda-feira.
Entorpecentes

Polícia Militar apreende mais de 1 kg de maconha escondida em carga de polvos em Fernando de Noronha

A droga foi localizada no terminal de cargas do arquipélago durante uma ação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Polícia Militar, com apoio de cães farejadores e da Polícia Civil.

 Patrimônios Vivos do Estado.
Solenidade

Governo de Pernambuco diploma dez novos Patrimônios Vivos do Estado e amplia lista para 125 titulados; conheça

Os escolhidos passaram por um processo seletivo que envolve, entre outras etapas, defesa oral, documentação e comprovação de trabalhos de transmissão de saberes.

mais notícias

+

Newsletter