Pernambuco, 07 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE exige que prefeitura em Pernambuco anule processo seletivo para Agentes de Endemias

A medida foi tomada após a constatação de que o edital nº 001/2025 não atendeu às exigências da Lei nº 11.350/2006.

Isabella Lopes

15 de março de 2025 às 16:50   - Atualizado às 17:07

Fachada da Prefeitura de Quipapá.

Fachada da Prefeitura de Quipapá. Foto: Reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Quipapá, em Pernambuco, emitiu uma recomendação ao prefeito e à secretária de Saúde do município, solicitando a anulação do processo seletivo destinado à contratação de Agentes de Combate às Endemias, segundo matéria do Jaula Cursos. 

A medida foi tomada após a constatação de que o edital nº 001/2025 não atendeu às exigências da Lei nº 11.350/2006, que prevê a realização de provas ou provas e títulos para a seleção desses profissionais.

Se acordo com o Jaula Cursos, o MPPE também criticou o prazo reduzido de apenas dois dias para inscrição, além da falta de justificativa adequada para o caráter emergencial da seleção. Segundo o órgão, os documentos apresentados pelo município não comprovaram surtos epidêmicos que justificassem a urgência da contratação.

Diante disso, a recomendação do MPPE exige que o município só realize contratações temporárias mediante processo seletivo adequado, garantindo transparência e respeito aos princípios constitucionais da administração pública.

A Prefeitura de Quipapá tem 48 horas para se manifestar sobre o recebimento da recomendação e informar quais providências serão adotadas. Caso não haja cumprimento, o MPPE poderá adotar medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Jaula Cursos

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:19, 07 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agente de Saúde.
Oportunidade

Prefeitura abre seleção para Agente de Saúde com salário de R$ 3.242; confira detalhes

O processo seletivo terá validade inicial de dois anos, contados a partir da publicação da homologação da classificação final. O prazo poderá ser prorrogado uma única vez por igual período.

Fachada da Prefeitura de Surubim.
Prazo

Seleções da Prefeitura de Surubim para níveis médio e fundamental com 74 vagas vai encerrar inscrições na terça (8)

De acordo com os editais, os candidatos passarão por etapa única de análise curricular, na qual serão considerados experiência profissional e títulos.

Processo seletivo do AgSUS.
Oportunidade

AgSUS retifica inscrições do processo seletivo com salário de R$ 8,8 mil; veja novo prazo

Após a publicação do resultado final, a seleção terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação uma única vez pelo mesmo período.

mais notícias

+

Newsletter