Prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro. (Foto: Rodolfo Kosta/ Portal de Prefeitura)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendações a três unidades de saúde de Caruaru com o objetivo de fortalecer a segurança e a qualidade dos serviços de hemodiálise. Cada hospital terá 10 dias para responder formalmente ao órgão e 30 dias para implementar as medidas indicadas, conforme publicação no Diário Oficial do MPPE do dia 19 de janeiro de 2026.
Segundo a Promotora de Justiça Sophia Wolfovitch, os pacientes em hemodiálise representam grupo altamente vulnerável, e os serviços devem contar com estrutura adequada e equipamentos de emergência disponíveis de forma imediata. “Os pacientes dependem da segurança do serviço para sua própria sobrevivência. Diante disso, os serviços de terapia renal substitutiva devem possuir estrutura compatível”, alertou.
O MPPE recomendou ao Hospital Santa Efigênia diversas medidas, entre elas:
Para o Hospital Unimed Caruaru, as recomendações incluem:
No Hospital Mestre Vitalino, o foco das recomendações é o manuseio seguro de resíduos de saúde:
As medidas reforçam o compromisso do MPPE com a segurança sanitária e a proteção de pacientes em terapia renal, além de estabelecer prazos claros para que cada hospital regularize sua operação, garantindo atendimento seguro e de qualidade.
2
3
4
02:02, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+