METRÔ DO RECIFE Foto: Divulgação
O Sindmetro-PE realizou, na noite desta quarta-feira, 11 de fevereiro, a Assembleia Geral Extraordinária da categoria, no auditório do sindicato. Na ocasião, os metroviários e metroviárias debateram e aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026/2027 e definiram, por ampla maioria, a manutenção do funcionamento do Metrô do Recife no próximo sábado, 14 de fevereiro, dia do desfile do Galo da Madrugada.
A decisão se dá após uma leitura do planejamento operacional encaminhado pela CBTU, onde ficou definido que a direção sindical acompanhará a implementação deste e solicitará a criação de um grupo especial de enfrentamento a possíveis ocorrências durante o dia do desfile do Galo, com a participação do Sindicato.
A assembleia também escolheu os representantes da base (Operação, Manutenção e Administração) que irão acompanhar as rodadas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026/2027, fortalecendo a participação direta da categoria em todo o processo de diálogo com a empresa.
Durante a reunião, foi aprovada a taxa de 1,5% (dividida em 3 parcelas de 0,5%) de contribuição para a campanha salarial, além da concessão de plenos poderes ao sindicato para negociar e assinar o Acordo Coletivo de Trabalho, instaurar dissídio coletivo perante a CBTU e decretar greve, caso seja necessário.
Todas as propostas apresentadas pelo Sindmetro-PE foram aprovadas por ampla maioria, demonstrando unidade e disposição de luta por parte da categoria.
Para o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, o resultado da assembleia reafirma a força coletiva dos metroviários. “A categoria mostrou maturidade e compromisso ao participar ativamente das decisões. A aprovação da pauta e dos encaminhamentos nos dá respaldo e legitimidade para negociar com firmeza. Vamos defender cada ponto com responsabilidade, mas também com a determinação necessária para garantir avanços reais para os trabalhadores e trabalhadoras do metrô”, destacou.
Com as deliberações aprovadas, o sindicato dará os devidos encaminhamentos às pautas e seguirá informando a categoria sobre cada etapa do processo de negociação, por meio das redes sociais, das ações nas bases, por telefone e presencialmente na sede da entidade.
O Sindmetro-PE reforça que a união e a mobilização serão fundamentais para que o Governo Federal atenda às reivindicações apresentadas. Paralelamente à campanha salarial, o sindicato mantém firme a luta contra a privatização, por entender que o metrô é um patrimônio do povo e deve permanecer público, com os investimentos e melhorias necessárias, além da defesa da tarifa zero para a população.
4
19:04, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
mais notícias
+