Governadora Raquel Lyr ao lado do metrô do Recife. Foto: Divulgação
A governadora Raquel Lyra, durante entrevista ao Jornal do Commercio, na quarta-feira, 17 de dezembro, garantiu que os trabalhadores do Metrô do Recife vão manter os seus empregos após a concessão do equipamento à iniciativa privada.
"Em relação aos metroviários, eles serão todos absorvidos pelo governo federal, todos eles, então não haverá processo de demissão dessas pessoas, eles serão absorvidos pela CBTU, pelo governo federal ou qualquer outra de suas instâncias pra que eles sejam mantidos os seus empregos do seu trabalho", afirmou a gestora estadual.
A governadora também citou o que ocorreu no Metrô de Belo Horizonte, onde os metroviários acabaram demitidos, afirmando que em Pernambuco será diferente.
"O emprego do pernambucano tá garantido e foi uma das condições pra que a gente pudesse topar, que essa concessão pudesse ser feita dessa forma", concluiu.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE) publicou uma nota de repúdio na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar um investimento de R$ 4 bilhões ao Metrô do Recife, na terça (16).
A entidade diz que conceder o sistema à iniciativa privada, com o repasse bilionário, seria um "ataque ao erário público".
O sindicato, como informa o comunicado, afirma que usará os meios e ações na manutenção dos empregos com vínculo federal, assim como se manterão mobilizados para os próximos passos, que ainda serão definidos pela categoria.
"O Sindmetro/PE vem a público externar sua indignação quanto à postura adotada pelo governo Lula em relação ao Metrô do Recife, no dia de ontem, 16 de dezembro de 2025., diz o documento.
Na nota, a categoria afirma que o equipamento foi sabotado nos últimos anos.
"Ao longo dessa última década, o serviço prestado pela CBTU Recife foi sabotado ardilosamente pelos governos que se sucederam. Isso resultou em cortes de recursos, má gestão, incapacidade técnica por parte de apadrinhados políticos e falta de valorização dos empregados concursados, com expertise técnica da casa."
2
4
23:55, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
mais notícias
+