O serviço deixou de funcionar no final de novembro, mas foi retomado em dezembro a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas, devido ao movimento gerado pelas compras de Natal.
Metrô do Recife. Foto: Reprodução/TV Globo
A partir deste domingo, 29 de dezembro, o Metrô do Recife deixará de operar aos domingos por tempo indeterminado. A decisão foi anunciada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que atribuiu a suspensão à retomada das obras de manutenção nas linhas Centro e Sul.
Os trabalhos de recuperação, iniciados em setembro deste ano, envolvem melhorias nas vias e nos trens das linhas eletrificadas do sistema metroviário.
A operação aos domingos havia sido suspensa até o final de novembro, mas foi retomada em dezembro a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), devido ao movimento gerado pelas compras de Natal. Em ocasiões específicas, como os dias de votação nas eleições municipais, os trens funcionaram excepcionalmente.
De acordo com a CBTU, a população será avisada sempre que houver mudanças na programação dos serviços aos domingos.
O sistema metroviário do Recife conta com 36 estações que integram trens, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e terminais de ônibus. No entanto, problemas como falhas elétricas, rompimentos de fios e explosões em geradores têm sido frequentes no funcionamento do metrô.
"No próximo domingo (29), serão retomados os serviços de manutenção de vias e trens nas Linhas eletrificadas do Metrô (Sul e Centro). Por este motivo, não haverá operação comercial aos domingos por tempo indeterminado.
Informamos ainda que a população será informada sempre que houver alterações na operação nos dias de domingo. A CBTU pede desculpas pelos transtornos, mas enfatiza que trabalha em busca da melhoria do serviço para os usuários".
Por motivos de uma pane elétrica causada por um incêndio ocorrido nas proximidades da Estação Rodoviária, danificando cabos da rede aérea, o Metrô do Recife ficou apenas com uma parte da Linha Centro funcionando, afetando cerca de 70 mil usuários do transporte por seis dias consecutivos, do dia 13 de dezembro até o dia 18.
2
02:37, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+