Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Juiz anula processo contra homem com celular roubado por considerar revista policial ilegal

Segundo a justificativa do magistrado os policiais não descreveram qual atitude suspeita o homem teria apresentado para ser revistado naquele.

Cami Cardoso

29 de abril de 2026 às 12:00   - Atualizado às 12:27

Juiz anula processo contra homem com celular roubado por considerar revista policial ilegal

Juiz anula processo contra homem com celular roubado por considerar revista policial ilegal Foto: Reprodução

A Justiça de Pernambuco rejeitou uma denúncia contra um homem acusado de receptação culposa em Petrolina, no Sertão do estado, após considerar que a busca pessoal realizada pela Polícia Militar foi ilegal.

A decisão, proferida pelo juiz Paulo de Tarso Duarte Menezes, do Juizado Especial Criminal, baseou-se na ausência de uma "fundada suspeita" que justificasse a revista, o que acabou invalidando o celular roubado como prova no processo.

O episódio teve início em julho de 2025, quando o acusado adquiriu um smartphone por R$ 500 em uma feira popular da cidade, valor significativamente abaixo do mercado.

O aparelho não possuía nota fiscal nem acessórios. No mesmo dia, o homem foi parado em um bloqueio policial e, após uma revista, os agentes constataram que o celular tinha registro de roubo.

Apesar de o Ministério Público ter apresentado a denúncia por receptação culposa (quando não há intenção, mas o comprador deveria desconfiar da origem do item), o magistrado entendeu que o processo não poderia seguir adiante. O motivo: os policiais não descreveram qual atitude suspeita o homem teria apresentado para ser revistado naquele momento.

Veja Também

Na sentença, o juiz questionou se a abordagem teria ocorrido se o perfil do acusado fosse diferente. Ele pontuou que buscas exploratórias, sem elementos objetivos, não podem ser usadas como regra em todas as áreas urbanas, sugerindo que critérios como o fenótipo social do indivíduo podem influenciar indevidamente a ação policial.

Para embasar a decisão, o magistrado citou um entendimento de 2021 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relatado pelo ministro Rogério Schietti Cruz. O acórdão do STJ critica os chamados "tribunais de rua", onde o policiamento ostensivo acaba focando em grupos marginalizados com base em preconceitos estruturais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:29, 05 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Cleiton Collins e a missionária Michele Collins.
Suspenso

Cleiton e Michelle Collins anunciam pausa na Cruzada Recuperando Vidas com Jesus; veja motivo

O religioso destacou que mais de 90 eventos foram realizados ao longo deste ano em Pernambuco.

Policiais Militares de Pernambuco.
Segurança

Pernambuco registra menor número de homicídios da história nos sete primeiros meses de 2026, diz SDS

No mesmo intervalo, o Estado também registrou o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde o início da série histórica.

Prefeitura de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, abre seleção
Prazo

Seleção de prefeitura em Pernambuco com salários de até R$13 mil encerra inscrições nesta quarta (5)

O processo seletivo reúne 94 oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, além de formação de cadastro de reserva.

mais notícias

+

Newsletter