Inmet: chuva em Pernambuco. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em Pernambuco, válido para esta sexta-feira (05), sábado (06) e domingo (07) de dezembro. A notificação abrange áreas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR), indicando risco de volumes elevados de chuva ao longo do fim de semana.
Segundo o Inmet, o alerta prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm em 24 horas, além de ventos moderados. O acumulado pode provocar transtornos urbanos, afetando principalmente regiões com drenagem deficiente.
Municípios como Águas Belas, Floresta, Petrolândia, Serra Talhada e São José do Belmonte estão entre os mais vulneráveis. Nessas áreas, além da chuva intensa, há possibilidade de rajadas de vento e risco elevado de alagamentos.
Cidades litorâneas e da RMR, incluindo o Recife devem registrar pancadas de chuva principalmente no período da tarde e noite. Bairros historicamente afetados por alagamentos podem enfrentar novos transtornos.
A instabilidade deve persistir ao longo de todo o fim de semana, com variações regionais nos acumulados de chuva.
A Defesa Civil reforça que moradores devem:
Residências localizadas em áreas de risco devem seguir os protocolos de segurança e acionar a Defesa Civil em caso de qualquer anormalidade.
4
19:06, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
mais notícias
+