Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Programa Cuida PE: Hospital Maria Lucinda realiza primeiras cirurgias neurológicas infantis

As beneficiadas foram duas meninas, de quatro e dois meses, moradoras do Recife e de Itaíba, respectivamente, e um menino de três meses, residente em Toritama.

Gabriel Alves

23 de maio de 2025 às 12:33   - Atualizado às 12:33

Programa Cuida PE: médicos durante procedimento.

Programa Cuida PE: médicos durante procedimento. Foto: Hospital Maria Lucinda/Divulgação

O Hospital Maria Lucinda (HML) marcou um novo capítulo na sua trajetória assistencial ao realizar, no último dia 10 de maio, suas primeiras cirurgias neurológicas infantis. Os procedimentos — três cirurgias de derivação ventrículo-peritoneal (DVP) — foram viabilizados por meio do Programa Cuida PE, lançado pelo Governo de Pernambuco como estratégia para reduzir a fila de espera por cirurgias, exames e consultas especializadas no estado.

As beneficiadas foram duas meninas, de quatro e dois meses, moradoras do Recife e de Itaíba, respectivamente, e um menino de três meses, residente em Toritama. Todos apresentavam hidrocefalia em decorrência de hemorragias cerebrais relacionadas à prematuridade.

Segundo a neurologista pediátrica Suzana Serra, que atua no HML há cerca de um ano e meio, a hidrocefalia nesses casos surge quando a hemorragia obstrui as vias de circulação do líquido cefalorraquidiano (LCR), impedindo a sua drenagem adequada.

“A função da derivação é justamente coletar esse excesso de líquido no cérebro e direcioná-lo à cavidade abdominal, onde é absorvido pelo peritônio e reintroduzido na circulação”, explica a médica.

O LCR é uma substância produzida dentro das cavidades do cérebro e tem papel fundamental na proteção do sistema nervoso central. Ele atua como um “amortecedor”, protegendo o cérebro e a medula espinhal contra impactos, além de auxiliar na regulação da pressão intracraniana e na eliminação de resíduos metabólicos.

Quando sua circulação é interrompida — por obstruções causadas por hemorragias, tumores ou outras lesões —, esse líquido se acumula dentro do cérebro, causando o quadro da hidrocefalia.

Veja Também

“Esse excesso de LCR aumenta a pressão dentro do crânio, o que pode comprometer o desenvolvimento cerebral da criança e gerar sintomas graves, como sonolência, vômitos, irritabilidade e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor”, explica Suzana Serra.

A derivação ventrículo-peritoneal é o procedimento mais indicado para bebês muito pequenos, nos quais técnicas alternativas, como a terceira ventriculostomia, não são recomendadas.  

“Nos prematuros, os ossos do crânio ainda são maleáveis, o que faz com que a cabeça aumente de tamanho quando há acúmulo de LCR. A cirurgia ajuda a aliviar a pressão intracraniana e pode promover ganhos cognitivos e de desenvolvimento”, acrescenta Suzana. 

Neste procedimento, são implantados três componentes principais: Primeiro, um cateter ventricular é inserido nos ventrículos cerebrais para coletar o LCR acumulado. Esse cateter é conectado a uma válvula, que regula a pressão e controla o fluxo do líquor, impedindo que ele seja drenado em excesso ou de forma inadequada. Por fim, um cateter peritoneal liga a válvula à cavidade peritoneal no abdômen, onde o LCR é absorvido naturalmente pelo organismo, ajudando a aliviar a pressão intracraniana e prevenir complicações decorrentes da hidrocefalia.

Apesar de rápida — cerca de 45 minutos — a cirurgia requer acompanhamento por toda a vida, uma vez que o cateter implantado pode precisar ser ajustado conforme o crescimento da criança. “Se a válvula falha ou o cateter se desloca, é necessário intervir novamente. Em alguns casos, mais tarde, pode-se avaliar uma cirurgia definitiva sem válvula”, completa a especialista.

A unidade deu início à sua participação no Cuida PE em março de 2025, com a realização de procedimentos de Cirurgia Urológica Pediátrica, tendo como primeiro procedimento a postectomia. Agora, o Hospital também realiza cirurgias neurológicas pediátricas, como a Derivação Ventriculoperitoneal (DVP), e se prepara para ampliar sua atuação com a oferta de cirurgias eletivas nas seguintes modalidades: Derivação Ventricular Externa (DVE), correção de hidrocele, hernioplastia e procedimentos videolaparoscópicos, como colecistectomia laparoscópica (colelap) e ressecção transuretral (RTU).

“Esse momento foi muito batalhado por toda a nossa equipe. Ampliar o escopo cirúrgico do Hospital Maria Lucinda dentro do Cuida PE é resultado de um esforço conjunto, que envolveu planejamento, dedicação e o compromisso em oferecer uma assistência cada vez mais qualificada. Cada nova especialidade incorporada representa um avanço importante no cuidado às nossas crianças e à população pernambucana como um todo”, destacou a superintendente de gestão administrativa do HML, Ana Cristina Passavante.

Cuida PE na Matal Sul

O Hospital Regional de Palmares, unidade da rede estadual gerenciada pela Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda, é um dos importantes polos do programa Cuida PE no interior de Pernambuco. Desde agosto de 2023 até maio de 2025, a unidade já realizou mais de 850 cirurgias eletivas por meio da iniciativa, contribuindo para a redução da fila de espera e a ampliação do acesso a procedimentos especializados. Entre as cirurgias realizadas estão histerectomias, vasectomias, correções de hérnia umbilical e inguinal, colecistectomias e postectomias.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:46, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter