Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura rebate gestão de João Campos e expõe números sobre Recife

Cidade registra queda em índices de Saúde, Educação, Saneamento e Segurança.

Portal de Prefeitura

02 de setembro de 2025 às 16:20   - Atualizado às 18:27

Vereador do Recife Eduardo Moura.

Vereador do Recife Eduardo Moura. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

O Recife enfrenta um colapso na qualidade da administração pública. A capital pernambucana caiu oito posições no Ranking de Competitividade dos Estados apontado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Os dados nacionais apresentam rebaixamento do município nas áreas de saúde, educação, saneamento, segurança e responsabilidade fiscal — pilares essenciais para uma gestão comprometida e transparente com o dinheiro da população.

O Recife piorou na taxa de endividamento, ocupando a vergonhosa 356ª posição no país. A segurança também caiu. Despencou 19 posições. Hoje, a cidade está no 387º lugar, o pior desempenho de segurança na história do ranking de competitividade. O saneamento também caiu 40 posições, ficando agora em 233ª. 

Na educação, a pesquisa mais uma vez, apresenta retrocesso. O município tem o segundo  pior desempenho entre capitais no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Na saúde, o cenário também é alarmante: a capital pernambucana caiu 100 posições no ranking nacional, com indicativo severo na mortalidade materna (-135 posições), na mortalidade infantil (-88 posições) e por mortalidade por causas evitáveis, amargamos a 369ª posição. “Isso significa que vidas estão sendo perdidas por falta de atenção básica e prevenção, responsabilidade da gestão atual do Recife”, disse o vereador Eduardo Moura (Novo). 

Tais números não representam somente estatísticas de rebaixamento e sim o colapso da gestão do Recife diante do ranking comparadas com outras cidades do Brasil. Os dados refletem uma realidade desconectada às necessidades reais do recifense. A falta de compromisso com o planejamento, os gastos ineficazes e a ausência de políticas públicas estruturadas custa caro e tem consequências desastrosas.

“Recife afunda na má gestão. Essa é a verdade! E enquanto tiver verdade no Recife eu estarei aqui para expor,” finalizou Eduardo Moura (Novo).

Veja Também

Eduardo Moura entrega Título de Cidadã Recifense a delegada Lídia Barci

A Câmara Municipal do Recife realizou, por iniciativa do vereador Eduardo Moura (Novo), a entrega do Título de Cidadã do Recife à delegada Lídia Barci.

Atualmente titular da Delegacia de Jardim São Paulo, Lídia Barci, natural de São Paulo (SP), chegou ao Recife no ano de 2008 para atuar na Polícia Civil de Pernambuco.

A solenidade, que estava repleta de amigos e familiares da homenageada, foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo).

Também compuseram a Mesa de Honra da reunião a delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Pernambuco, Beatriz Leite; a delegada da Polícia Civil de Pernambuco, Tereza Nogueira; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Leite; e o vice-presidente do Partido Novo, Felipe Nóbrega. 

Desde 2008, quando chegou no Recife, Lídia Barci atuou em diversas delegacias de Pernambuco, como o Departamento da Criança e do Adolescente, a Delegacia de Itapissuma, a 8ª Delegacia de Homicídios de Paulista, a Delegacia de Vasco da Gama, a Delegacia de Casa Amarela, a Delegacia do Idoso, a Delegacia da Mulher de Santo Amaro e, atualmente, a Delegacia de Jardim São Paulo. 

Ao ocupar a tribuna e fazer as suas colocações, o autor da homenagem, vereador Eduardo Moura disse ter conhecido a delegada enquanto era repórter, quando a entrevistava nas pautas para programas de televisão e que a admiração por ela só aumentou.

"Eu aprendi muito com ela porque ela sempre teve uma empatia pelo Recife. Das delegacias que passou, que foram muitas, em todas  eu tive a oportunidade de entrevistá-la. Não era entrevistada ali somente uma delegada que conhecia do Direito, do Código Penal; mas uma mulher que se importava com aquelas pessoas e, esse talvez seja o superpoder de Lídia Barci. Ela consegue ser uma delegada forte como o cargo exige, com as cobranças que tem, mas ela consegue ser muito humana no que ela faz. E essa mulher merece ser recifense", exaltou. Em seguida, ele realizou a entrega do Título de Cidadã do Recife, da respectiva medalha e de flores à delegada.

Em uma quebra de protocolo, a delegada-geral Adjunta da Polícia Civil de Pernambuco e amiga pessoal da homenageada, emocionada, subiu à tribuna para fazer as suas considerações.

"Há 17 anos a gente vem construindo uma parceria muito grande não só dentro da Polícia Civil, mas também a nossa história na nossa família, porque você é a minha família aqui [no Recife]". 

Em seguida, a mais nova cidadã recifense, Lídia Barci, também ocupou a tribuna da Casa de José Mariano. Ela agradeceu pela homenagem e contou da sua relação com a cidade desde quando chegou, em 2008.

"Essa honraria, para mim, representa a confirmação de um vínculo que foi se construindo dia após dia, ao longo de uma história de trabalho, entrega e afeto por essa cidade. Desde quando cheguei no Recife a minha vida pessoal e profissional se entrelaçaram com essa cidade e passei a servir com zelo, compromisso e dedicação. Recife me recebeu com generosidade e me permitiu atuar não apenas como profissional, mas como cidadã comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e segura. Aqui, criei raízes e construí amizades verdadeiras. Vivi experiências transformadoras e me senti parte de algo maior. Receber esse Título é como receber um novo sobrenome. Agora, de coração e de direito, eu posso dizer que sou recifense", destacou. 

Ao final da reunião solene, o vereador Felipe Alecrim destacou a relevância da atuação da delegada Lídia Barci para a sociedade recifense. Parabenizou o vereador Eduardo Moura pela iniciativa e convidou a todos para acompanhar o Hino da Cidade. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:49, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

mais notícias

+

Newsletter