Pernambuco, 26 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ranking de competitividade do Recife aponta queda com recuo de oito posições

A cidade ocupa agora a 61ª posição no levantamento nacional, que considera 13 pilares temáticos e 65 indicadores.

Portal de Prefeitura

29 de agosto de 2025 às 14:53   - Atualizado às 15:00

O prefeito do Recife, João Campos (PSB)

O prefeito do Recife, João Campos (PSB) Foto: Marcos Pastich/PCR

O novo ranking de competitividade do Recife, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), revela uma queda de oito posições da capital pernambucana em relação à edição anterior. Ainda assim, o Recife segue como a cidade mais bem colocada do Nordeste entre os 418 municípios avaliados em todo o país.

A cidade ocupa agora a 61ª posição no levantamento nacional, que considera 13 pilares temáticos e 65 indicadores. Entre os destaques negativos estão os setores de saúde, segurança e saneamento. A qualidade da saúde apresentou a maior queda, com o Recife despencando 100 posições e ficando em 346º lugar. No quesito segurança, a capital está na preocupante 387ª posição, evidenciando altos índices de violência e mortalidade.

Apesar do desempenho abaixo do esperado em alguns setores, o ranking de competitividade do Recife também apontou avanços em áreas como sustentabilidade fiscal, meio ambiente, inovação e acesso à educação. No pilar de acesso à saúde, por exemplo, Goiana (PE) aparece em destaque nacional, na 2ª colocação, o que demonstra a força de alguns municípios do estado.

A cidade também apresentou melhora na transparência municipal, conquistando o 1º lugar nacional nesse quesito. No capital humano, Recife manteve-se entre os dez primeiros colocados, refletindo a qualificação dos trabalhadores e o acesso à educação técnica e superior.

Os dados do ranking de competitividade do Recife ajudam a evidenciar os desafios que a capital pernambucana enfrenta, principalmente nas áreas de infraestrutura básica, como saneamento — onde ocupa a 233ª posição — e saúde preventiva. O levantamento serve de alerta para gestores públicos, indicando onde os investimentos e políticas públicas precisam ser reforçados.

Veja Também

O estudo nacional, que também posiciona o estado de Pernambuco na 19ª colocação geral entre os estados brasileiros, reafirma a importância de acompanhar o desempenho dos municípios com base em dados concretos. A manutenção da liderança regional, mesmo com a queda no ranking, mostra que o Recife ainda é referência no Nordeste, mas precisa acelerar melhorias em áreas críticas para se manter competitivo no cenário nacional.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:00, 26 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Nunes Marques, presidente do TSE
Brasil

Nunes Marques diz que ligou para Lula e Flávio Bolsonaro para confirmar resultado do 2° turno

"Registro o convite para os dois candidatos para confirmar o resultado do voto", disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Governadora Raquel Lyra e presidente Lula
Mensagem

Raquel Lyra parabeniza Lula pela reeleição e defende união entre governos

Em mensagem publicada nas redes sociais, governadora de Pernambuco desejou sucesso ao petista no novo mandato e destacou a importância da união.

Lula durante ato de campanha com aliados.
Inédito

Vitória de Lula marca primeira virada em disputa presidencial em 2º turno

O presidente ampliará o período de poder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil pós-redemocratização.

mais notícias

+

Newsletter