Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado Joel da Harpa acompanha Operação Vaga Livre da PM que combate atuação dos flanelinhas

A iniciativa tem caráter preventivo e educativo, priorizando a orientação e fiscalização dentro da legalidade, para coibir práticas ilegais.

14 de janeiro de 2026 às 22:19   - Atualizado às 23:13

Deputado Joel da Harpa acompanha Operação Vaga Livre da PM que combate atuação dos flanelinhas

Deputado Joel da Harpa acompanha Operação Vaga Livre da PM que combate atuação dos flanelinhas Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Operação Vaga Livre, lançada pela Polícia Militar de Pernambuco esteve na feirinha da Rua da Aurora, no Recife, com presença do deputado estadual Joel da Harpa (PL), que tem dado uma resposta direta a uma antiga reclamação da população: a ocupação irregular de vagas públicas e a intimidação de motoristas em áreas urbanas de grande circulação (assista vídeo abaixo).

A iniciativa tem sido bem recebida por comerciantes, condutores e moradores que defendem mais organização e segurança no uso do espaço público.

A operação tem caráter preventivo e educativo, priorizando a orientação e a fiscalização dentro da legalidade. A ação busca coibir práticas ilegais, como cobranças indevidas por estacionamento em vias públicas, além de prevenir conflitos e garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Para Joel da Harpa, a Operação Vaga Livre representa um avanço na defesa da população trabalhadora.

“O cidadão não pode ser constrangido ao estacionar seu veículo em um espaço que é público. Nosso papel é apoiar ações que tragam ordem, segurança e respeito à lei”, afirmou o parlamentar, conhecido por sua atuação firme na área da segurança pública.

Veja Também

Joel da Harpa ressalta ainda que a operação abre espaço para um debate mais amplo sobre mobilidade urbana e ocupação ordenada das cidades.

“Segurança pública também é organização urbana. Quando cada um conhece seus direitos e deveres, todos ganham”, concluiu.

Acompanhe o vídeo em que o deputado esteve presente junto com o efeito da Polícia Militar:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Outros Casos

Um flanelinha foi autuado em flagrante por extorsão na noite do evento da virada no mês de dezembro, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O caso foi registrado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), deputado estadual Joel da Harpa (veja vídeo abaixo).

Joel informa que estava acompanhando o trabalho das forças de segurança nas ruas, prestando apoio direto à tropa por meio do gabinete móvel, que é acionado pelo parlamentar em grandes eventos para dar suporte operacional aos policiais e bombeiros.  Ao constatar a prática criminosa, o parlamentar acionou imediatamente os policiais que atuavam no local. 

O flanelinha foi detido e conduzido à delegacia. O caso ficou sob responsabilidade da autoridade de plantão para a adoção das medidas cabíveis.

“Essa prática criminosa tem de acabar. O cidadão sai para se divertir e é, literalmente, extorquido”, diz o parlamentar relatando também que a sua equipe sofreu tentativa de agressão.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

Fiscalização da PRF em rodovia.
Estradas

PRF lança Operação Carnaval nas rodovias federais de Pernambuco a partir desta sexta (13)

Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

mais notícias

+

Newsletter