Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Depois de 12 anos, por sugestão do MPPE, Prefeitura do Recife inicia as obras de reforma do casarão

O local vai funcionar como espaço de referência para o atendimento de pessoas idosas. O imóvel, construído na década de 1920, pertencia a uma professora aposentada.

Portal de Prefeitura

02 de junho de 2025 às 10:04   - Atualizado às 10:20

Prefeito do Recife, João Campos

Prefeito do Recife, João Campos Reprodução Instagram

Depois de 12 anos, por sugestão do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura do Recife inicia as obras de reforma do casarão situado na Avenida Rosa e Silva nº 720, no bairro das Graças. O local vai funcionar como espaço de referência para o atendimento de pessoas idosas. O imóvel, construído na década de 1920, pertencia a uma professora aposentada, solteira e sem filhos, que faleceu aos 102 anos, em 2013. 

Maria da Conceição Guedes Pereira não tinha herdeiros diretos e, ainda em vida, confidenciou a Promotores de Justiça do MPPE o desejo de que o imóvel fosse transformado em espaço cultural e ambiente para o acolhimento e assistência de idosos.  

A Promotora de Justiça Luciana Dantas, da 30ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com Atuação na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, lembra que o MPPE acompanhou o caso da professora aposentada por mais de dez anos.

Após o falecimento da proprietária, o MPPE propôs a reocupação do casarão: o primeiro pavimento funcionaria com um centro de memória para resgatar a história da família e o aproveitamento dos móveis e utensílios que se encontravam no local. Já o porão seria adaptado para funcionar como espaço de reabilitação para idosos, com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A Promotora de Justiça Luciana Dantas recorda que a ideia era transformar o local num "Centro Dia", uma alternativa para economizar recursos com os atendimentos domiciliares. Nesse formato, os idosos se deslocam até o local, realizam consultas e tratamentos e depois retornam para as suas casas. No porão também foi sugerida a instalação e funcionamento da sede dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. 

Veja Também

OBRAS - No último dia 22 de maio, a Prefeitura do Recife informou que as obras de requalificação do casarão já estão em andamento e que o espaço tem o objetivo de promover bem-estar, autonomia, protagonismo social e qualidade de vida para pessoas idosas. 

O local contará com estrutura multifuncional, em dois pavimentos: no térreo serão implantados recepção, copa, sala de reuniões, área multiuso, dois banheiros, duas salas administrativas e duas salas destinadas a oficinas formativas. No primeiro andar, haverá almoxarifado, três salas para oficinas, dois espaços voltados à cultura, uma sala de leitura e outra de estudos. A previsão é que o novo equipamento seja entregue até o final deste ano.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:53, 28 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Faculdade de Medicina de Olinda.
Iniciativa

Faculdade de Medicina de Olinda incentiva formação de ligas acadêmicas

Ao todo, existem cerca de 30 delas, divididas nas mais diversas especialidades médicas, promovendo ações extracurriculares que estimulam o protagonismo dos estudantes.

Anderson Ferreira.
Declaração

Anderson Ferreira afirma que direita vai eleger senador em Pernambuco

A fala do presidente do PL no estado, ocorreu na sexta-feira, 27 de março, em Caruaru, na entrevista à Rádio Liberdade ao comunicador César Lucena.

Raquel Lyra prestigia abertura da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém: 'Mantendo a tradição'
Pernambuco

Raquel Lyra prestigia abertura da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém: 'Mantendo a tradição'

A governadora também destacou a importância do evento para o turismo e a cultura do estado.

mais notícias

+

Newsletter