O local vai funcionar como espaço de referência para o atendimento de pessoas idosas. O imóvel, construído na década de 1920, pertencia a uma professora aposentada.
Prefeito do Recife, João Campos Reprodução Instagram
Depois de 12 anos, por sugestão do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura do Recife inicia as obras de reforma do casarão situado na Avenida Rosa e Silva nº 720, no bairro das Graças. O local vai funcionar como espaço de referência para o atendimento de pessoas idosas. O imóvel, construído na década de 1920, pertencia a uma professora aposentada, solteira e sem filhos, que faleceu aos 102 anos, em 2013.
Maria da Conceição Guedes Pereira não tinha herdeiros diretos e, ainda em vida, confidenciou a Promotores de Justiça do MPPE o desejo de que o imóvel fosse transformado em espaço cultural e ambiente para o acolhimento e assistência de idosos.
A Promotora de Justiça Luciana Dantas, da 30ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com Atuação na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, lembra que o MPPE acompanhou o caso da professora aposentada por mais de dez anos.
Após o falecimento da proprietária, o MPPE propôs a reocupação do casarão: o primeiro pavimento funcionaria com um centro de memória para resgatar a história da família e o aproveitamento dos móveis e utensílios que se encontravam no local. Já o porão seria adaptado para funcionar como espaço de reabilitação para idosos, com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
A Promotora de Justiça Luciana Dantas recorda que a ideia era transformar o local num "Centro Dia", uma alternativa para economizar recursos com os atendimentos domiciliares. Nesse formato, os idosos se deslocam até o local, realizam consultas e tratamentos e depois retornam para as suas casas. No porão também foi sugerida a instalação e funcionamento da sede dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
OBRAS - No último dia 22 de maio, a Prefeitura do Recife informou que as obras de requalificação do casarão já estão em andamento e que o espaço tem o objetivo de promover bem-estar, autonomia, protagonismo social e qualidade de vida para pessoas idosas.
O local contará com estrutura multifuncional, em dois pavimentos: no térreo serão implantados recepção, copa, sala de reuniões, área multiuso, dois banheiros, duas salas administrativas e duas salas destinadas a oficinas formativas. No primeiro andar, haverá almoxarifado, três salas para oficinas, dois espaços voltados à cultura, uma sala de leitura e outra de estudos. A previsão é que o novo equipamento seja entregue até o final deste ano.
2
20:20, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+