Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Coronel Feitosa e Gilson Machado recebem mensagens de apoio a Bolsonaro durante missa do Carmo

Ambos participaram da celebração religiosa dedicada à padroeira do Recife e foram procurados por simpatizantes do ex-presidente.

Fernanda Diniz

16 de julho de 2025 às 16:50   - Atualizado às 17:08

Coronel Feitosa e Gilson Machado.

Coronel Feitosa e Gilson Machado. Foto: Reprodução

Durante a tradicional missa da Ordem Terceira do Carmo, realizada na Basílica do Carmo, no Recife, os ex-integrantes do governo Bolsonaro, Gilson Machado e o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, receberam diversas mensagens de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro por parte de fiéis presentes. Ambos participaram da celebração religiosa dedicada à padroeira da capital pernambucana e foram procurados por simpatizantes do ex-presidente.

“Muita gente veio nos dizer que está orando pelo presidente Bolsonaro. Isso mostra que, apesar das perseguições injustas, o nosso povo sabe quem está do lado certo da história. Vamos levar esse carinho ao conhecimento do nosso presidente”, garantiu Feitosa.

Gilson Machado, que também é sanfoneiro e foi ministro do Turismo no governo Bolsonaro, destacou o simbolismo da presença de elementos culturais no andor de Nossa Senhora do Carmo, como um sanfoneiro, uma passista de frevo, um indígena e um sertanejo.

“Fiquei emocionado com esse carinho dos fiéis aqui no Carmo nos procurando e pedindo pra levarmos mensagens de força ao nosso presidente Bolsonaro.  Isso é fruto de um líder íntegro que defende a imagem do Brasil aqui e no mundo e nós somos leais a ao maior líder da Direita: Bolsonaro”, ressaltou Gilson Machado. 

Posicionamentos de Feitosa 

 

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) reagiu com firmeza à devolução da tarifa de 50% imposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, após decisão do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Segundo Feitosa, a reação de parte da base governista mostra contradição e oportunismo político diante de um prejuízo anunciado.

Em publicação nas redes sociais, o parlamentar ironizou o discurso da soberania nacional, levantado após Lula adotar a chamada “Lei da Reciprocidade” como resposta à taxação americana.

“Vão defender soberania agora que o fumo está entrando? A culpa é de vocês que colocaram esse despreparado. Chora, petista”, afirmou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A fala foi feita após o anúncio de Trump, que, no dia 9 de julho, comunicou a decisão de taxar todos os produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto.

A medida causou forte reação no governo brasileiro, principalmente porque afeta diretamente setores como siderurgia, agronegócio e exportações de commodities.

Lula, ao responder a Trump, prometeu não aceitar a medida calado e anunciou o uso da Lei da Reciprocidade para aplicar tarifa semelhante contra produtos americanos.O gesto foi celebrado por parte da esquerda como um ato de defesa da autonomia brasileira.

Veja a carta de Trump:

9 de julho de 2025
Sua Excelência
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília

Prezado Sr. Presidente:

Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!

Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes. Mercadorias transbordadas para tentar evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa mais alta.

Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco.

Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual. Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o possível para aprovar rapidamente, de forma profissional e rotineira, em outras palavras, em questão de semanas.

Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil, que causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!

Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais, estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil.

Se o senhor desejar abrir seus mercados comerciais, até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país. O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América.

Muito obrigado por sua atenção a este assunto!

Com os melhores votos, sou,
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a tradicional missa na Basílica do Carmo, em Recife, fiéis enviaram mensagens de fé e solidariedade a Bolsonaro, através de Gilson Machado e do deputado Coronel Alberto Feitosa.

Os dois são muito próximos a Bolsonaro e são os maiores representantes do Bolsonarismo em Pernambuco, são religiosos e foram celebrar a padroeira oficial do Recife. Eles participaram da tradicional missa da Ordem Terceira do Carmo. Durante a chegada, vários fiéis presentes foram até eles com mensagens de apoio e força a Jair Bolsonaro.

“Muita gente veio nos dizer que está orando pelo presidente Bolsonaro. Isso mostra que, apesar das perseguições injustas, o nosso povo sabe quem está do lado certo da história. Vamos levar esse carinho ao conhecimento do nosso presidente”, garantiu Feitosa.

Gilson Machado ressaltou a importância de manter uma identidade leal à Direita.

“Fiquei emocionado com esse carinho dos fiéis aqui no Carmo nos procurando e pedindo pra levarmos mensagens de força ao nosso presidente Bolsonaro.  Isso é fruto de um líder íntegro que defende a imagem do Brasil aqui e no mundo e nós somos leais a ao maior líder da Direita: Bolsonaro”, ressaltou Gilson Machado. 

Este ano um dos destaques foi o andor de Nossa Senhora do Carmo, que trouxe elementos culturais, a exemplo de um sanfoneiro, uma passista de frevo, um indígena e um sertanejo. 


Gilson Machado que é  sanfoneiro e foi ministro do turismo e cultura no governo Bolsonaro parabenizou a iniciativa. “A cultura e a fé caminham juntas. É uma alegria imensa ver a sanfona, símbolo da música nordestina, representada em uma festa tão importante para o nosso povo.”, afirmou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:50, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

mais notícias

+

Newsletter