São José do Egito. Foto: Ed Machado
Acostumados com o calor intenso do Sertão, os pernambucanos estão sentindo na pele um frio fora do comum neste inverno. Em pleno semiárido, onde o sol costuma reinar, as temperaturas surpreenderam moradores de várias cidades e São José do Egito entrou para a história climática do estado.
Na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, o município sertanejo registrou 13,7°C, a menor temperatura já registrada oficialmente na cidade, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).
Conhecida como a "Terra da Poesia", São José do Egito fica a cerca de 404 km do Recife e possui 31.004 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE. A cidade é a terceira mais populosa da Mesorregião do Pajeú e, apesar do clima semiárido com baixa pluviosidade, está enfrentando um inverno bem mais frio que o habitual este ano.
O frio tem surpreendido até os moradores mais antigos. O jornalista aposentado Marcos Cirano, de 73 anos, relatou ao g1 que nunca havia sentido algo parecido na cidade:
“Nasci e vivi aqui, mas nunca tinha visto temperaturas tão baixas. Dormi com duas camisas, um casaco e dois cobertores.”
Além de São José do Egito, outras cidades do interior pernambucano também enfrentaram quedas bruscas nas temperaturas. Em Belém do São Francisco, os termômetros marcaram 18,3°C, a menor temperatura do ano na cidade. Já em Garanhuns, no Agreste, o frio chegou a 14°C na quinta-feira (3), conforme registrado por um termômetro no centro da cidade.
Na Região Metropolitana do Recife, o frio também deu as caras. A menor temperatura desta sexta (4) foi de 21,7°C, registrada na Estação da Várzea. Já na quinta-feira (3), a capital pernambucana teve seu dia mais frio do ano, com 21,1°C.
O inverno segue até 22 de setembro, e há previsão de que o frio continue em algumas regiões do interior nos próximos dias, conforme a Apac.
1
2
4
02:25, 16 Jul
23
°c
Fonte: OpenWeather
Com investimento de R$ 60 milhões, o empreendimento será o primeiro da bandeira City Express by Marriott no Brasil.
Camilo Santana visitou nesta terça-feira (15) as obras do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), no Recife.
A tendência de queda foi registrada em praticamente todas as regiões de Pernambuco, com destaque para a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife.
mais notícias
+