Homens armados invadiram o local e roubaram toda a estrutura elétrica, além de vandalizar a área.
21 de fevereiro de 2025 às 14:01 - Atualizado às 14:30
Assalto a unidade da Compesa deixa moradores do litoral Sul sem abastecimento de água Foto: divulgação
No mesmo dia em que a Compesa anunciou melhorias no abastecimento de água em Porto de Galinhas e Muro Alto, no município do Ipojuca, com a distribuição de água todos os dias no Carnaval, a Estação Elevatória de Água Bruta de Bita (sistema de bombeamento) foi alvo de um assalto.
Homens armados invadiram, na noite da última quinta-feira, 20 de fevereiro, a unidade do Sistema Suape e roubaram toda a história elétrica, além de equipamentos. Eles também vandalizaram a estrutura. Durante a ação criminosa
A princípio, o assalto paralisou o funcionamento da estação elevatória e interrompeu o abastecimento de água em diversas localidades. Entre as áreas afetadas estão Gaibu e as praias de Suape, no Cabo de Santo Agostinho.
Além disso, Muro Alto e Nossa Senhora do Ó, no Ipojuca, também foram afetadas. A parte baixa desse último município também sofre com a suspensão do serviço. Porto de Galinhas e Complexo Industrial.
Equipes técnicas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) trabalham no local para avaliar os danos e restabelecer a operação da estação.
Acima de tudo, esta é essencial para o pleno funcionamento do Sistema Suape. A companhia busca acelerar os reparos para minimizar o transformador.
A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado nas áreas afetadas até as 20h desta quarta-feira, 21 de fevereiro. A Compesa registrou um Boletim de Ocorrência (BO) para que as autoridades policiais
AÇÕES EMERGENCIAIS
Acima de tudo, a Compesa lamenta que fatos como esses, que trazem tanto prejuízos à população, aconteçam. A empresa lembra que, além do trabalho que precisará ser feito agora para o restabelecimento dessa unidade afligida pelo assalto, técnicos estão mobilizados na execução da obra emergencial.
No entanto, esta obra visa a implantação de uma nova captação no rio Ipojuca para atendimento ao Complexo Industrial de Suape.
Entretanto, parte do Complexo possui uma demanda 180 l/s de água do Sistema Suape. A intervenção permitirá que esse volume passe a ser destinado para a ETA Suape. Isso disponibiliza mais água para atendimento à população.
Sendo assim, os criminosos agiram no mesmo dia em que autoridades anunciaram a conclusão da obra emergencial para reativar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto de Galinhas.
A intervenção eliminou o rodízio no abastecimento das praias do Porto e Muro Alto, que seguiram um regime alternado de um dia com água e outro sem, imposto após a queda dos níveis das barragens de Bita e Utinga.
Portanto, além de revitalizar a estação, as equipes reativaram a antiga captação de água no Riacho Arimbi, em Porto de Galinhas. A obra buscou garantir a segurança hídrica às praias, especialmente durante o carnaval,
Período em que a população flutuante cresce expressivamente. A iniciativa também visa garantir o fornecimento regular após os festejos.
2
4
15:13, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.
Os eventos começam cedo e se estendem até a noite, com atividades gratuitas e pagas espalhadas pelos principais pontos das cidades.
A expectativa em torno do certame mobiliza candidatos que buscam cargos como agente, escrivão e delegado
mais notícias
+