O edital exige experiência comprovada em atividades relacionadas a incêndios florestais, idade entre 18 e 59 anos e Carteira Nacional de Habilitação categoria B ou superior.
Seleção IBAMA. Foto: Divulgação.
As inscrições para os processos seletivos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)terminam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026. O órgão oferece seis vagas para o cargo de Supervisor Estadual de Manejo Integrado do Fogo, por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
O Ibama disponibiliza uma vaga para cada uma das seguintes cidades:
Os selecionados atuarão no apoio às ações de prevenção e combate a incêndios florestais em suas respectivas regiões.
O candidato precisa ter ensino médio completo. Também deve apresentar certificado do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, ministrado pelo Ibama ou pelo ICMBio. O edital exige experiência comprovada em atividades relacionadas a incêndios florestais, idade entre 18 e 59 anos e Carteira Nacional de Habilitação categoria B ou superior.
O cargo prevê jornada de 40 horas semanais. O Ibama oferece remuneração mensal de R$ 5.676,00. O profissional também poderá receber auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar e auxílio-transporte, quando couber. O órgão inclui ainda adicional de insalubridade, conforme a função, e seguro contra acidentes pessoais.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente entre os dias 11 e 12 de fevereiro de 2026, nos seguintes endereços:
O processo seletivo ocorre em duas fases. A primeira etapa consiste em avaliação curricular, que possui caráter classificatório. A segunda fase analisa a vida pregressa funcional do candidato e possui caráter eliminatório. Os processos seletivos simplificados terão validade de um ano.
4
17:26, 12 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O ato determina a apresentação de documentos, a realização de avaliação médica e a posse, conforme o cronograma divulgado.
A gestão estadual ainda prevê adicional de insalubridade ou periculosidade, conforme as atividades exercidas.
Com a publicação, os candidatos aprovados passam a se preparar para as avaliações complementares, que incluem teste físico, avaliação psicológica, exames médicos e investigação social.
mais notícias
+