Bolsas de estudo no Santander. Foto: Reprodução
Professores de todo o país terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em tecnologia com o programa EducaIA, lançado pelo Santander. A iniciativa disponibiliza 15 mil bolsas gratuitas voltadas à capacitação de educadores no uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas ao ensino.
Com carga horária total de 19 horas, o programa combina videoaulas, atividades práticas, transmissões ao vivo e um desafio final, permitindo que os participantes desenvolvam habilidades essenciais para incorporar a tecnologia ao ambiente educacional de forma ética e produtiva.
O EducaIA foi criado para ajudar professores a explorar o potencial das ferramentas de IA na rotina escolar. A proposta é que os participantes aprendam a utilizar recursos como o Microsoft Copilot e o ChatGPT, aplicando-os em atividades pedagógicas e administrativas.
De acordo com o senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil, Marcio Giannico, a formação representa uma transformação importante na maneira como os educadores interagem com as novas tecnologias:
“Dominar técnicas de IA permite ampliar o conhecimento e fortalecer o pensamento pedagógico. Com o Santander EducaIA, os educadores poderão impulsionar o ensino por meio de ferramentas que possibilitam focar na formação dos alunos”, destacou Giannico.
Durante o curso, os professores aprenderão a usar a Inteligência Artificial para:
As inscrições para o Santander EducaIA estão abertas até o dia 9 de novembro de 2025 e podem ser realizadas no site da Santander Open Academy. O processo é gratuito e direcionado a professores de qualquer rede de ensino, pública ou privada, em todo o território nacional.
Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma e utilizar o mesmo e-mail para acessar a plataforma da DIO (Digital Innovation One), responsável pela trilha de aprendizagem e pela emissão do certificado de conclusão.
O cronograma divulgado pelo Santander prevê etapas distintas para o aceite das bolsas e início dos estudos. Entre 13 e 19 de novembro de 2025, será publicada a primeira lista de aprovados, que deverão confirmar a participação. A segunda lista será liberada entre 21 e 23 de novembro.
A trilha de estudos estará disponível a partir de 1º de dezembro de 2025, e o programa será concluído em 31 de janeiro de 2026, quando os participantes receberão o certificado de capacitação.
2
21:32, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O certame terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, e a Prefeitura poderá prorrogar esse prazo por igual período.
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
mais notícias
+