Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TCE recomenda realização de CONCURSO na PREFEITURA DE CARUARU

O órgão afirmou que a administração municipal realizou contratações temporárias ilegais.

Everthon Santos

18 de outubro de 2024 às 14:45   - Atualizado às 14:47

Concurso em Caruaru.

Concurso em Caruaru. Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em sessão realizada na quarta-feira, 16 de outubro, reforçou a necessidade da realização de um concurso público na Prefeitura de Caruaru. A decisão surgiu no contexto da análise de um recurso ordinário relacionado às contratações temporárias feitas pela administração municipal, que violaram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

De acordo com informações do Jaula Cursos, o caso, registrado sob o processo nº 2424372-3, destaca a ausência de reposição adequada de pessoal para áreas fundamentais como saúde, educação e segurança.

O relator do caso, conselheiro Eduardo Lyra Porto, manteve a avaliação inicial de que as contratações temporárias foram ilegais, pois não atenderam aos critérios de excepcionalidade e temporariedade exigidos por lei. Essas contratações se tornaram uma prática recorrente, utilizada para preencher funções rotineiras no município que, segundo o TCE-PE, deveriam ser ocupadas por servidores efetivos.

O TCE-PE destacou que, se a Prefeitura de Caruaru tivesse cumprido a determinação do Acórdão T.C. nº 1083/18, que já previa a realização de um concurso público para resolver a carência de pessoal efetivo, não haveria necessidade de contratações temporárias sucessivas.

O órgão salientou que o concurso público é uma solução necessária para garantir a estabilidade e a continuidade dos serviços públicos de forma adequada, além de ser uma exigência da legislação para evitar problemas com o limite de gastos com pessoal, estipulado pela LRF.

Embora os ex-Secretários de Administração envolvidos no processo, Ana Maraíza de Sousa Silva e Henrique César Freire de Oliveira, tenham sido isentos de multas, o tribunal reconheceu que a responsabilidade maior cabia ao prefeito da cidade.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:32, 12 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Polícia Judicial.
Certame

Câmara aprova criação de 40 cargos de agente da Polícia Judicial no STF

A proposta, que recebeu o parecer favorável do relator deputado Stélio Dener (Republicanos-RR), segue agora para análise do Senado Federal.

Professor do exército.
Oportunidade

Governo libera 148 vagas para professores em concursos de órgãos ligados ao Ministério da Defesa

Os editais dos certames devem ser publicados dentro de um prazo de até seis meses, contado a partir da publicação da autorização.

Agentes de Saúde.
Oportunidade

Prefeitura reabre concurso público para agente de saúde com salário de R$ 3.036,00

As vagas abrangem zonas urbanas e rurais, conforme a divisão das equipes de saúde local.

mais notícias

+

Newsletter