Professor dando aula. Foto: Reprodução
Professores da rede pública de ensino já podem se inscrever no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), que está com processo seletivo aberto em todo o país. As inscrições começaram seguem até o dia 29 de setembro de 2025, por meio do site oficial.
O Profei é uma iniciativa gratuita, nacional e reconhecida pela Capes/MEC, voltada para a qualificação docente. O programa busca preparar professores da Educação Básica para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, garantindo o direito à educação para todos os estudantes, especialmente aqueles que fazem parte do público-alvo da educação especial.
O Profei é ofertado por uma rede de instituições públicas de ensino superior em diferentes estados brasileiros. A proposta permite que professores de várias regiões tenham acesso à formação.
O curso é gratuito e tem duração de 24 meses, na modalidade a distância, mas inclui encontros presenciais programados ao longo do período. Essa estrutura flexibiliza a participação de docentes que já atuam em sala de aula, sem que precisem se afastar de suas funções.
O mestrado é destinado a professores da Educação Básica da rede pública. Podem se inscrever profissionais que atuam em turmas regulares ou no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O programa foi pensado justamente para alcançar educadores que vivem no cotidiano da escola os desafios de promover a inclusão.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 29 de setembro de 2025. O processo está disponível no site oficial seletivo.profei.com.br.
3
4
13:45, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa, conforme regras previstas no edital.
mais notícias
+