Concurso para advogado. Foto: Freepik
A Prefeitura de Leópolis, no norte do Paraná, anunciou a abertura de um concurso público voltado para a formação de cadastro reserva no cargo de Advogado. O certame será organizado pela Fundação Fafipa.
Os profissionais aprovados e convocados deverão atuar em jornada de 30 horas semanais, recebendo uma remuneração mensal de R$ 7.917,76.
O prazo de inscrição segue até 23h59 do dia 12 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site da Fundação Fafipa, banca responsável pela aplicação do certame. A taxa de participação foi fixada em R$ 100,00, e deverá ser paga dentro do período estabelecido no edital.
De acordo com as regras do edital, o concurso contará com prova objetiva, comum a todos os candidatos. A avaliação está prevista para acontecer em 2 de novembro de 2025 e deverá abranger conteúdos específicos da área jurídica, além de questões de legislação e conhecimentos gerais relacionados à administração pública.
O processo seletivo será fundamental para assegurar a escolha de profissionais qualificados, com conhecimento técnico e experiência para desempenhar as funções exigidas.
O certame terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado por mais dois anos, a critério da Prefeitura de Leópolis, caso haja necessidade de novas convocações dentro desse período.
Entre suas atribuições do cargo de Advogado, estão a representação do município em ações judiciais, a elaboração de pareceres técnicos, a análise de contratos e licitações, além da defesa dos interesses da cidade em diferentes instâncias.
De acordo com o edital, o profissional jurídico municipal atua na execução das determinações do prefeito e no suporte legal às Secretarias Municipais, Comissões Permanentes e Temporárias, prestando assistência em questões jurídicas e administrativas.
Entre suas funções, está a emissão de pareceres e informações legais, a representação e defesa judicial e extrajudicial do Município em qualquer foro ou instância, bem como a condução de demandas judiciais quando lotado na Defensoria Pública. Realiza estudos, pesquisas em legislação, jurisprudência e doutrina, orientando processos administrativos e fornecendo pareceres sobre sindicâncias, inquéritos e outros procedimentos. Além disso, elabora, analisa e minuta contratos, editais e demais documentos que exigem interpretação jurídica.
O cargo também envolve a prestação de esclarecimentos ao Ministério Público e a execução de quaisquer outros encargos legais relacionados à categoria, garantindo que as atividades do Município sejam conduzidas de acordo com a legislação vigente e os interesses públicos.
3
15:37, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.
O prefeito confirmou a informação durante reunião realizada na quinta-feira, 12 de fevereiro, na Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE).
A minuta detalha a divisão das vagas excedentes entre os cinco cargos da área Policial. O cargo de agente concentra a maior parte das oportunidades
mais notícias
+