Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Novo concurso do Banco do Brasil? Sindicato faz cobrança em congresso

Essa construção coletiva reforça a legitimidade das propostas e mostra que a reivindicação de um novo concurso atende a um desejo de trabalhadores de várias partes do país.

Redação

26 de agosto de 2025 às 14:35   - Atualizado às 14:35

Banco do Brasil.

Banco do Brasil. Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A cobrança por um novo concurso público do Banco do Brasil ganhou força após o 35º Congresso Nacional dos Funcionários do BB (CNFBB), realizado em São Paulo no último dia 22 de agosto.

O encontro reuniu trabalhadores e representantes sindicais de diferentes regiões do país e aprovou uma série de eixos de luta que devem nortear as reivindicações da categoria nos próximos meses.

Entre os pontos debatidos, a exigência pela publicação de um novo edital de concurso para o cargo de escriturário se destacou como prioridade.

Os participantes reforçaram a necessidade de ampliar o quadro de funcionários e garantir que o banco atenda melhor à demanda da população em todo o território nacional.

A coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, destacou que os eixos aprovados foram resultado de contribuições vindas das federações regionais.

Veja Também

Essa construção coletiva reforça a legitimidade das propostas e mostra que a reivindicação de um novo concurso atende a um desejo de trabalhadores de várias partes do país.

Um dos pontos da discussão foi o item 4 do documento final do congresso, que trata especificamente da realização do certame. Além da abertura de novas vagas, o texto aprovado reforça a importância de garantir o cumprimento efetivo das cotas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs).

Os representantes lembraram que a inclusão ainda é um desafio dentro das empresas públicas e que o Banco do Brasil precisa dar o exemplo ao assegurar as condições necessárias para ampliar a participação de profissionais com deficiência em seu quadro funcional.

A valorização do quadro próprio também foi tema do congresso. Segundo os participantes, o fortalecimento dos servidores do Banco do Brasil é essencial para manter a qualidade dos serviços e assegurar que o atendimento chegue de forma eficiente a todos os clientes.

A defesa da carreira de escriturário se alia à cobrança por novas contratações, já que o aumento do número de funcionários ajuda a reduzir a sobrecarga nas agências e melhora as condições de trabalho dos bancários.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:33, 06 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso para agente de trânsito.
Certame

Prefeitura abre concurso para Agente de Trânsito com salário de R$ 2,5 mil; veja como se inscrever

A remuneração corresponde ao salário base destinado aos profissionais que ingressarem no cargo após a aprovação em todas as etapas da seleção.

Concurso Agente de Saúde.
Oportunidade

Prefeitura abre concurso para Agente de Saúde com salário de R$ 3.242,00; veja quantas vagas

O prazo de inscrição começa em 6 de março de 2026 e segue até 6 de abril de 2026, no período das 7h às 23h.

Concurso de Terezinha em Pernambuco.
Certame

Câmara em Pernambuco cria comissão para acompanhar contrato do concurso

O grupo terá a função de monitorar etapas e garantir o cumprimento das regras previstas no contrato.

mais notícias

+

Newsletter