Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Novo concurso do Banco do Brasil? Sindicato faz cobrança em congresso

Essa construção coletiva reforça a legitimidade das propostas e mostra que a reivindicação de um novo concurso atende a um desejo de trabalhadores de várias partes do país.

Redação

26 de agosto de 2025 às 14:35   - Atualizado às 14:35

Banco do Brasil.

Banco do Brasil. Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A cobrança por um novo concurso público do Banco do Brasil ganhou força após o 35º Congresso Nacional dos Funcionários do BB (CNFBB), realizado em São Paulo no último dia 22 de agosto.

O encontro reuniu trabalhadores e representantes sindicais de diferentes regiões do país e aprovou uma série de eixos de luta que devem nortear as reivindicações da categoria nos próximos meses.

Entre os pontos debatidos, a exigência pela publicação de um novo edital de concurso para o cargo de escriturário se destacou como prioridade.

Os participantes reforçaram a necessidade de ampliar o quadro de funcionários e garantir que o banco atenda melhor à demanda da população em todo o território nacional.

A coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, destacou que os eixos aprovados foram resultado de contribuições vindas das federações regionais.

Veja Também

Essa construção coletiva reforça a legitimidade das propostas e mostra que a reivindicação de um novo concurso atende a um desejo de trabalhadores de várias partes do país.

Um dos pontos da discussão foi o item 4 do documento final do congresso, que trata especificamente da realização do certame. Além da abertura de novas vagas, o texto aprovado reforça a importância de garantir o cumprimento efetivo das cotas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs).

Os representantes lembraram que a inclusão ainda é um desafio dentro das empresas públicas e que o Banco do Brasil precisa dar o exemplo ao assegurar as condições necessárias para ampliar a participação de profissionais com deficiência em seu quadro funcional.

A valorização do quadro próprio também foi tema do congresso. Segundo os participantes, o fortalecimento dos servidores do Banco do Brasil é essencial para manter a qualidade dos serviços e assegurar que o atendimento chegue de forma eficiente a todos os clientes.

A defesa da carreira de escriturário se alia à cobrança por novas contratações, já que o aumento do número de funcionários ajuda a reduzir a sobrecarga nas agências e melhora as condições de trabalho dos bancários.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:54, 26 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso Polícia Militar de Alagoas
Oportunidade

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas terá inscrições abertas no dia 30 de março

Os candidatos precisam ter ensino médio completo para concorrer aos cargos. O edital exige idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos até a data limite de inscrição.

Prefeitura abre concurso público com 1.194 vagas.
Oportunidade

Concurso da Prefeitura de Petrolina para educação abre prazo para envio de títulos; veja detalhes

Nesta fase, os participantes precisam encaminhar documentos que comprovem formação e experiência. A banca utiliza esses dados para atribuir pontos extras na classificação final.

Concurso do TSE.
Certame

Concurso TSE: proposta que cria 474 cargos entra em votação no senado nesta quarta (25)

A proposta já recebeu aprovação da Câmara dos Deputados e agora aguarda a votação final. Do total de cargos, 232 são destinados a analista judiciário e 242 para técnico judiciário.

mais notícias

+

Newsletter