Prefeito de Itaquitinga, Patrick Moraes. Foto: Reprodução
O município de Itaquitinga, em Pernambuco, registrou o menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos iniciais do ensino fundamental em 2023, com nota 3,6, segundo dados oficiais do Ministério da Educação. O indicador coloca a cidade na última posição entre os municípios pernambucanos, segundo matéria do site Jaula Cursos.
Além do desempenho educacional, o município não realiza concurso público há quase uma década. O último certame ocorreu em 2016, mas foi suspenso por recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Em 2017, houve avanços no processo, mas com número reduzido de admissões e impacto limitado na composição do quadro funcional.
De acordo com o site Jaula Cursos, atualmente, segundo informações disponíveis, aproximadamente 75% dos servidores municipais atuam em regime temporário, com cargos comissionados ou em situações excepcionais.
Em 2022, o TCE-PE reforçou a recomendação para que a prefeitura de Itaquitinga realizasse um novo concurso público, destacando a importância da efetivação de servidores permanentes. A administração municipal ainda não apresentou uma resposta definitiva à recomendação.
Segundo um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em abril de 2024, a qualidade do professor tem impacto direto em cerca de 60% do desempenho dos estudantes.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Jaula Cursos
Para saber mais sobre este concursos e notícias sobre concurso público, processo seletivo ou vagas de emprego acesse o site www.portaldeprefeitura.com.br/oportunidades.
2
23:23, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+