Pernambuco, 23 de Maio de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

MPPE abre investigação sobre contratação de professores e auxiliares em Orocó

O órgão instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no processo seletivo simplificado realizado pela Secretaria Municipal de Educação.

09 de maio de 2025 às 15:43   - Atualizado às 15:43

Fachada da Prefeitura de Orocó.

Fachada da Prefeitura de Orocó. Foto: Divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Orocó, instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no processo seletivo simplificado realizado pela Secretaria Municipal de Educação. A seleção, voltada para a contratação de professores e auxiliares de sala, teve seu resultado divulgado em 31 de janeiro de 2024.

A investigação foi motivada por denúncias recebidas através da plataforma Audivia, que apontam inconsistências na contagem de pontos dos candidatos. Segundo as alegações, pessoas que não atendiam aos requisitos de formação e tempo de serviço teriam sido aprovadas, enquanto candidatos que preenchiam os critérios estabelecidos ficaram em posições inferiores na classificação.

Diante das denúncias, o MPPE determinou o envio de ofício à Prefeitura de Orocó solicitando esclarecimentos sobre os fatos relatados. Além disso, cópias da portaria de instauração do inquérito civil foram encaminhadas ao Centro de Apoio Operacional (CAOP) respectivo, à Secretaria Geral para publicação no Diário Oficial, ao Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) e à Corregedoria Geral do Ministério Público (CGMP).

O objetivo do inquérito é verificar a legalidade e a transparência do processo seletivo, assegurando que os princípios da administração pública sejam respeitados. A Promotoria de Justiça continuará acompanhando o caso e adotará as medidas cabíveis conforme o andamento das investigações. 

Improbidade administrativa

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para apurar um possível ato de improbidade administrativa do município de Carpina, relacionado a irregularidades na proteção dos trabalhadores da Unidade Mista Francisco de Assis Chateaubriand. 

O documento determina que a ex-secretária de Saúde do município, Jacilene Lourdes da Silva, seja notificada para se manifestar sobre a ação e os danos apontados pela Justiça do Trabalho, no prazo de 15 dias, apresentando defesa escrita, considerando que, em tese, os atos apontados podem caracterizar improbidade administrativa. 

Em 2023, a prefeitura, comandada na época pelo então prefeito Manuel Botafogo, foi condenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) a pagar R$ 100 mil em multa por dano moral coletivo. 

A ação originou-se de fiscalizações conjuntas promovidas pela Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTb/PE) e o MPT em Pernambuco, desde 2020. A iniciativa constatou a omissão das Secretarias de Saúde e gestores hospitalares na adequação do meio ambiente de trabalho da unidades de saúde, quanto ao monitoramento da qualidade do ar, em violação à legislação Federal que tutela a saúde coletiva, especialmente dos trabalhadores expostos a risco biológico.

Na época, o MPT determinou que a Prefeitura de Carpina implementasse o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para os componentes do sistema de climatização por ar condicionado da Unidade Mista Francisco de Assis Chateaubriand. A prefeitura deveria observar as exigências sanitárias de limpeza, manutenção, operação, controle de qualidade e renovação do ar dos ambientes de seu estabelecimento.

O MPPE considera que, se confirmados, os fatos podem configurar improbidade administrativa, violando a legislação e os princípios que regem a administração pública, como legalidade, moralidade e eficiência.

Da redação do Portal com informações do Jaula Concursos.

(Diário AMUPE, edição 09/05/2025, pág. 13).

 

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:48, 23 Mai

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Nubia Carolina e Raquel Lyra.
Intercâmbio

Raquel Lyra recebe governadora colombiana para discutir segurança pública, infraestrutura e mais

O encontro foi articulado pela Open Society por ocasião do evento Conecta Latinas, promovido pelo Instituto Update.

Metrô do Recife.
Reação

Sindicato critica decisão do Governo Lula de privatizar Metrô do Recife: "profunda indignação"

Atualmente, o serviço é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades.

Presidente da AMUPE e foto do IPVA
Veículos

Isenção de IPVA em Pernambuco pode gerar perda de R$ 500 milhões aos municípios, diz Amupe

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) manifestou preocupação com os projetos de isenção de IPVA que estão em análise Alepe

mais notícias

+

Newsletter