Pernambuco, 23 de Maio de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

TCE multa ex-prefeito de Nazaré da Mata, Nino, por irregularidades na merenda escolar

O órgão também determinou que atual gestora da cidade, Aninha da Ferbom, melhore os alimentos das unidades de ensino.

Everthon Santos

09 de maio de 2025 às 10:46   - Atualizado às 10:46

Nino, ex prefeito de Nazaré da Mata.

Nino, ex prefeito de Nazaré da Mata. Foto: Divulgação

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou regular, com ressalvas, uma auditoria especial que analisou a oferta de merenda escolar nas escolas da rede pública de Nazaré da Mata, entre 2018 e 2024. 

O julgamento aconteceu no último dia 5. O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto. 

Em seu voto, Loreto mencionou achados da auditoria, como problemas recorrentes na estrutura das cozinhas, no armazenamento dos alimentos e na qualidade do cardápio, colocando em risco a saúde dos alunos. 

As falhas, no entanto, ocorreram durante a gestão anterior, comandada pelo ex-prefeito Inácio Manoel do Nascimento, conhecido como Nino. Mesmo alertado pelo TCE-PE, o então prefeito não tomou as providências necessárias para corrigi-las.

Diante disso, o relator aplicou uma multa de R$5.386,81 ao ex-gestor, responsabilizando-o pelas falhas encontradas. 

Loreto também fez determinações à atual prefeita, Adriana Andrade Lima Vasconcelos Coutinho, conhecida como Aninha da Ferbom, no sentido de melhorar a gestão da merenda escolar.

Determinações

  • - Garantir que a merenda oferecida aos alunos atenda aos padrões de qualidade e nutrição, seguindo normas e resoluções federais;
  • - Corrigir problemas no armazenamento dos alimentos e manter os estoques organizados e seguros;
  • - Melhorar a estrutura física das cozinhas, adequando os espaços às exigências sanitárias.

O relator também recomendou que a comissão de licitações do município avalie, com antecedência, a documentação das empresas interessadas, especialmente as demonstrações de resultado dos dois anos anteriores.  

O voto foi aprovado por unanimidade. Os interessados ainda podem recorrer.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:22, 23 Mai

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Nubia Carolina e Raquel Lyra.
Intercâmbio

Raquel Lyra recebe governadora colombiana para discutir segurança pública, infraestrutura e mais

O encontro foi articulado pela Open Society por ocasião do evento Conecta Latinas, promovido pelo Instituto Update.

Metrô do Recife.
Reação

Sindicato critica decisão do Governo Lula de privatizar Metrô do Recife: "profunda indignação"

Atualmente, o serviço é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades.

Presidente da AMUPE e foto do IPVA
Veículos

Isenção de IPVA em Pernambuco pode gerar perda de R$ 500 milhões aos municípios, diz Amupe

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) manifestou preocupação com os projetos de isenção de IPVA que estão em análise Alepe

mais notícias

+

Newsletter