Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ibama recebe autorização para nomear 460 candidatos aprovados em concurso público

A medida do Governo do Brasil visa o fortalecimento do monitoramento de recursos naturais e na aplicação de normas de proteção ambiental.

Redação

08 de setembro de 2025 às 13:08   - Atualizado às 13:09

Concurso público do Ibama.

Concurso público do Ibama. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está autorizado pelo Governo do Brasil a realizar a nomeação de 460 candidatos aprovados em concurso público para compor o seu quadro de pessoal.

A Portaria MGI Nº 7.522/2025, que oficializa a decisão, assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi publicada nesta segunda-feira, 8 de setembro, no Diário Oficial da União.

As nomeações contemplam dois cargos de nível superior:

  • Analista Administrativo – 130 vagas
  • Analista Ambiental – 330 vagas

De acordo com a portaria, a efetivação das nomeações está condicionada à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do ordenador de despesa do Ibama, assegurando a compatibilidade orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Caberá ao próprio Ibama conduzir as etapas seguintes do processo, incluindo a publicação dos editais e atos administrativos necessários para viabilizar as nomeações.

O concurso para o Ibama foi autorizado pelo MGI em agosto de 2024. A autorização é mais uma medida do Governo do Brasil para o fortalecimento da capacidade institucional do Ibama, órgão fundamental na execução da política ambiental brasileira, no monitoramento de recursos naturais e na aplicação de normas de proteção ambiental.

Veja Também

Com a chegada dos novos servidores, a estrutura técnica e administrativa do Instituto é reforçada, ampliando a capacidade de fiscalização, licenciamento e monitoramento ambiental em todo o território nacional.

Autorização de concurso temporário

O Ibama recebeu autorização para realizar um concurso público, visando contratar 40 profissionais temporários com formação de nível superior. 

A decisão atende a uma demanda urgente do órgão por reforço técnico qualificado em áreas estratégicas, e foi divulgada após a formalização da autorização pelo Governo Federal.

Esses novos profissionais atuarão em atividades técnicas que exigem conhecimento especializado e experiência em áreas como engenharia, biologia, geociências, direito e educação ambiental.

As contratações visam atender tarefas classificadas como de alta complexidade, tanto no campo intelectual quanto gerencial, fortalecendo ações como fiscalização, licenciamento e proteção de ecossistemas.

A formação exigida para participar do processo seletivo inclui graduação completa em áreas específicas, a depender do cargo. Segundo o governo, a ideia é suprir lacunas deixadas pela escassez de servidores efetivos e reforçar o corpo técnico da autarquia em temas sensíveis como gestão de recursos naturais, controle de danos ambientais e análise de impacto de grandes empreendimentos.

As especialidades envolvidas cobrem campos como Direito Ambiental, Oceanografia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Biologia, Química, Pedagogia, Geologia, Engenharia de Minas, Geografia e Ciências Sociais. Cada uma dessas áreas terá número de vagas definido com base nas necessidades operacionais do instituto.

Apesar de a autorização já ter sido publicada, os detalhes sobre o processo de seleção ainda não foram divulgados. O edital com as regras e os prazos deve sair nas próximas semanas.

Ainda não há confirmação sobre os valores das remunerações, que serão definidos em conjunto entre as autarquias federais envolvidas no processo. A expectativa, no entanto, é que os salários sejam compatíveis com a formação exigida e a complexidade das funções a serem exercidas.

A contratação será por tempo determinado, com vínculo temporário regido por normas que dispensam a realização de concurso público tradicional. Mesmo assim, os candidatos passarão por processo seletivo que deve incluir análise curricular e critérios técnicos objetivos. As informações completas serão disponibilizadas em breve nos canais oficiais do governo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:28, 04 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Nazaré da Mata.
Certame

MPPE orienta Nazaré da Mata a realizar concurso para substituir 623 servidores temporários

A recomendação foi publicada por meio da Recomendação Administrativa Ministerial nº 01/2026, assinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Amorim da Silva Santos.

Concurso para Guarda Civil Municipal.
Certame

Concurso da Guarda Municipal de prefeitura em Pernambuco avança com mudança na comissão organizadora

A portaria divulgada no Diário Oficial da AMUPE não informa alterações nas responsabilidades já atribuídas ao grupo.

Concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Oportunidade

Concurso da Polícia Militar do Piauí com 1.001 vagas reabre inscrições; confira cargos e salários

O certame terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação uma única vez por igual período.

mais notícias

+

Newsletter