Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Raquel Lyra anuncia concurso com 50 vagas na Agência de Regulação de Pernambuco; veja mais

A divulgação, feita nesta quinta-feira, 7 de agosto, integra um conjunto de 455 vagas distribuídas entre nove órgãos e fundações estaduais.

Isabella Lopes

11 de agosto de 2025 às 17:00   - Atualizado às 17:13

Agência de Regulação de Pernambuco.

Agência de Regulação de Pernambuco. Foto: Reprodução/Internet

A Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) vai oferecer 50 vagas para o cargo de Analista de Regulação dos Serviços Públicos Delegados dentro do novo Concurso Público Unificado do estado. O anúncio, feito nesta quinta-feira, 7 de agosto, integra um conjunto de 455 vagas distribuídas entre nove órgãos e fundações estaduais.

A governadora Raquel Lyra destacou que o formato unificado é um marco inédito na administração pública de Pernambuco com o objetivo de ampliar a transparência e democratizar o acesso às carreiras públicas.

“Pela primeira vez na história de Pernambuco, nós iremos fazer um Concurso Público Unificado. São 455 vagas em mais de 46 cargos ou especialidades, de nível médio e superior. As provas serão realizadas em dez cidades e os interessados podem concorrer a até três cargos. Isso permite mais transparência e democratização do acesso ao serviço público”, afirmou a gestora.

Vagas em diversas áreas

Além da ARPE, outros órgãos estaduais também vão oferecer oportunidades. Confira a distribuição:

  • Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD): 82 vagas para Gestor Governamental, sendo 53 na especialidade Administrativa e 29 em Contabilidade.
  • Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI): 88 vagas para Analista de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.
  • Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH): 98 vagas, sendo 56 para Analista em Gestão Ambiental e 42 para Assistente em Gestão Ambiental.
  • Instituto de Pesos e Medidas (IPEM): 39 vagas, com 3 para Analista de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial e 36 para Assistente de Gestão.
  • Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (FUNAPE): 15 vagas, sendo 11 para Analista em Gestão Previdenciária e 4 para Analista Jurídico-Previdenciário.
  • Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE): 29 vagas para Analista de Atendimento e Gestão Socioeducativa, nas áreas de Nutrição, Serviço Social e Pedagogia.
  • Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG): 27 vagas para Gestor Governamental na especialidade Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE): 27 vagas para Gestor Governamental com foco em Controle Interno.

Provas descentralizadas

O Governo de Pernambuco vai aplicar as provas em dez municípios, ampliando o acesso para candidatos de todas as regiões do estado. As cidades definidas são: Recife, Carpina, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

Veja Também

Os candidatos poderão se inscrever para até três cargos diferentes, mesmo que pertençam a órgãos distintos. Essa possibilidade deve aumentar a competitividade e oferecer mais chances de aprovação.

Edital e organização

A governadora informou que o edital será publicado em breve no Diário Oficial do Estado. Segundo a secretária de Administração, Ana Maraíza, o modelo unificado representa um avanço na forma de realizar seleções públicas, com gestão moderna e descentralizada.

O Governo já iniciou o processo de contratação da banca organizadora, que será responsável por aplicar as provas e conduzir todas as etapas do certame. A expectativa é de que milhares de candidatos participem da seleção.

O novo formato busca atrair profissionais qualificados e reforçar o compromisso do estado com a transparência, além de atender à demanda por servidores em áreas estratégicas da administração pública.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:20, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso Polícia Federal.
Certame

Concurso Polícia Federal: nomeação de 1.456 excedentes aguarda autorização do Governo Federal

A minuta detalha a divisão das vagas excedentes entre os cinco cargos da área Policial. O cargo de agente concentra a maior parte das oportunidades

Concurso da Polícia Civil de Pernambuco.
Material

O que estudar para o concurso da Polícia Civil de Pernambuco: veja as matérias que caem nas provas

A expectativa em torno do certame mobiliza candidatos que buscam cargos como agente, escrivão e delegado

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

mais notícias

+

Newsletter