A governadora Raquel Lyra destacou que esta será a primeira vez que o estado realiza um concurso unificado, possibilitando que os candidatos concorram a até três cargos diferentes.
Raquel Lyra concurso. Foto: Reprodução
A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE) vai oferecer 15 vagas no novo Concurso Público Unificado do estado. As oportunidades são para Analista em Gestão Previdenciária (11 vagas) e Analista Jurídico-Previdenciário (4 vagas), ambas funções de nível superior.
As vagas da FUNAPE integram o conjunto de 455 oportunidades anunciadas pelo Governo de Pernambuco na última quinta-feira, 7 de agosto, distribuídas entre nove órgãos e fundações estaduais. O certame promete descentralizar o acesso às carreiras públicas e ampliar a transparência no processo de seleção.
A governadora Raquel Lyra destacou que esta será a primeira vez que o estado realiza um concurso unificado, possibilitando que os candidatos concorram a até três cargos diferentes.
“Pela primeira vez na história de Pernambuco, nós iremos fazer um Concurso Público Unificado. São 455 vagas em mais de 46 cargos ou especialidades, de nível médio e superior. As provas serão realizadas em dez cidades e os interessados podem concorrer a até três cargos. Isso permite mais transparência e democratização do acesso ao serviço público”, afirmou a gestora.
Além da FUNAPE, o Concurso Público Unificado contemplará oportunidades em outros oito órgãos estaduais. Confira a distribuição:
O Governo de Pernambuco vai aplicar as provas em dez municípios, ampliando o acesso para candidatos de todas as regiões do estado. As cidades definidas são: Recife, Carpina, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.
Os candidatos poderão se inscrever para até três cargos diferentes, mesmo que pertençam a órgãos distintos. Essa possibilidade deve aumentar as chances de aprovação e ampliar a competitividade entre os inscritos.
A governadora Raquel Lyra confirmou que o edital oficial será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado. A secretária de Administração, Ana Maraíza, explicou que o modelo unificado é um avanço na forma de selecionar servidores, por ser mais moderno, transparente e descentralizado.
O processo de contratação da banca organizadora já está em andamento. Ela será responsável por aplicar as provas e conduzir as etapas de seleção. A expectativa é de que milhares de candidatos participem do certame, atraídos pela variedade de cargos e áreas de atuação.
2
18:08, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.
mais notícias
+