Concurso da da Polícia Penal em presídio. Foto: Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP) divulgou um novo Concurso Público com o objetivo de preencher 1.100 vagas para o cargo de Policial Penal masculino.
Os interessado em concorrer podem ter graduação em qualquer curso de Ensino Superior ou equivalente. Além da escolaridade, o edital estabelece outros requisitos obrigatórios para ingresso no cargo:
O cargo oferece remuneração mensal de R$ 4.695,60, valor que inclui salário base e benefícios previstos pela legislação estadual. Os novos policiais penais ingressarão no Nível I da carreira, em regime de estágio probatório, com duração de três anos. Nesse período, os servidores serão avaliados quanto ao desempenho, disciplina e conduta, seguindo as normas internas da corporação.
Os interessados poderão se inscrever entre 3 de novembro e 8 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto AOCP. O sistema ficará disponível a partir das 10h do dia 3 até as 16h do dia 8 de dezembro, observando o horário de Brasília. A taxa de inscrição tem valor fixado em R$ 122,17, e o pagamento deve ser realizado até a data limite especificada no edital.
A classificação dos candidatos será por meio de cinco etapas eliminatórias e classificatórias, que avaliarão os conhecimentos teóricos, habilidades físicas e perfil psicológico dos participantes. São elas:
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da publicação da homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da SAP-SP.
3
05:57, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa, conforme regras previstas no edital.
A gestão estadual ainda prevê adicional de insalubridade ou periculosidade, conforme as atividades exercidas.
Com a publicação, os candidatos aprovados passam a se preparar para as avaliações complementares, que incluem teste físico, avaliação psicológica, exames médicos e investigação social.
mais notícias
+