Polícia Civil. Foto: Reprodução/ Internet
Profissionais graduados em Direito terão uma nova oportunidade de ingressar na carreira pública. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) publicou, nesta segunda-feira, 13 de outubro, o edital do concurso público para o cargo de delegado, com 30 vagas imediatas e remuneração inicial de R$ 23.334,43 com uma carga horária de 40 horas semanais.
O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado, e o processo seletivo será executado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec).
As inscrições estão abertas até as 17h do dia 12 de novembro de 2025, e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundatec. A prova está prevista para o dia 21 de dezembro de 2025, marcando o início de uma seleção que promete ser uma das mais concorridas do estado.
O concurso para delegado da Polícia Civil do RS será realizado em duas etapas principais. A primeira etapa reunirá várias fases eliminatórias e classificatórias, incluindo:
A segunda etapa será o Curso de Formação Profissional, que funcionará como uma etapa de treinamento obrigatório para os candidatos aprovados. O curso é considerado parte essencial do processo de habilitação e é requisito para a nomeação no cargo.
Para concorrer à vaga de delegado, o candidato deve ter formação superior em Direito, além de experiência mínima de três anos em atividade jurídica ou policial. Também é exigida Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e o cumprimento de outros requisitos legais, como:
O edital da PCRS prevê reserva de vagas para diferentes grupos, garantindo maior diversidade dentro da corporação. As cotas contemplam pessoas com deficiência, candidatos negros, trans e integrantes de povos indígenas.
2
4
15:10, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.
O prefeito confirmou a informação durante reunião realizada na quinta-feira, 12 de fevereiro, na Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE).
A minuta detalha a divisão das vagas excedentes entre os cinco cargos da área Policial. O cargo de agente concentra a maior parte das oportunidades
mais notícias
+