Concurso da Guarda Municipal de Itapissuma. Foto: Divulgação
O prazo para se inscrever no concurso público da Prefeitura de Itapissuma, que oferece dez vagas para o cargo de Guarda Municipal, está chegando ao fim. Os interessados têm até este sábado, 16 de novembro, para realizar o cadastro no site do Instituto Igeduc. A taxa de inscrição está no valor de R$ 110,00
O cargo exige Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B" ou superior. Os aprovados terão uma carga horária mensal de 120 horas e remuneração inicial de R$ 1.412,00.
A seleção será realizada em diversas etapas, começando com uma prova objetiva que avaliará os conhecimentos teóricos dos candidatos. Os classificados passarão por testes de aptidão física, avaliações psicológicas, exames de saúde e investigação social. A fase final será um curso de formação profissional, considerado eliminatório, que preparará os novos servidores para os desafios da função.
O concurso público tem validade de dois anos, contados a partir da homologação final, podendo ser prorrogado por mais dois, a depender da Prefeitura de Itapissuma.
As atribuições dos Guardas Municipais incluem, individual e coletivamente, o cumprimento de diversas obrigações previstas em lei. É dever cumprir, com exatidão e presteza, as determinações das Leis Municipais e as instruções estabelecidas pelos superiores hierárquicos. Os guardas devem apresentar-se com asseio, cabelos cortados e barba feita, devidamente fardados e munidos de carteira funcional, tarjeta de identificação, escudo e insígnias. No caso das mulheres, o cabelo deve estar preso ou curto.
Também é essencial conhecer a planta da cidade, o sistema viário e a localização de repartições públicas, estabelecimentos de assistência e segurança, hospitais, postos médicos, delegacias, hotéis, pontos de transporte e outros serviços relevantes. Ao interagir com a população, devem agir com urbanidade, usando de energia apenas quando necessário para repelir violência ou fazer valer a autoridade.
Os guardas têm a obrigação de informar os superiores hierárquicos, com urgência, sobre fatos relevantes que estejam fora de suas atribuições e solicitar auxílio das autoridades competentes quando a situação exigir. Devem ingressar no posto no horário determinado, permanecendo atentos e somente saindo após a substituição ou autorização do Inspetor de ronda.
Ao adentrar residências ou estabelecimentos alheios, é necessário observar as formalidades legais, salvo em situações de socorro urgente. A detenção de indivíduos em flagrante delito ou perseguidos pelo clamor público é permitida, devendo apresentá-los à autoridade policial.
Crianças, adolescentes, pessoas com transtornos mentais ou em estado de embriaguez devem ser tratados com calma, cuidado e paciência, sendo conduzidos e apresentados à autoridade competente quando se tornarem inconvenientes em espaços públicos. Da mesma forma, devem lidar com indivíduos que perturbem o sossego público, garantindo o cumprimento das normas.
2
02:24, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+