Policiais militares de Sergipe. Foto: Reprodução
O concurso da Polícia Militar de Sergipe (PM SE) foi suspenso na segunda-feira, 12 de maio de 2025, por determinação da Justiça. A decisão judicial decorre de uma ação movida por uma candidata que foi reprovada no Teste de Aptidão Física (TAF) e apontou irregularidades na condução da etapa.
Entre as alegações apresentadas estão a realização das provas físicas após as 10 horas — desrespeitando normas de segurança recomendadas para a atividade física em calor intenso —, a adoção de critérios não uniformes entre os avaliadores e a interferência indevida do ordenador da banca nas avaliações, comprometendo a isonomia do processo.
A Justiça determinou a suspensão imediata de novas etapas do concurso até uma nova deliberação judicial. A etapa do TAF ocorreu nos dias 27 e 30 de abril de 2025, e já havia sido alvo de questionamentos do Ministério Público do Estado de Sergipe, que exigiu a readequação dos critérios para as candidatas do sexo feminino, reforçando suspeitas de desigualdade de tratamento.
Organizado pelo Instituto Selecon, o concurso PM SE oferece 335 vagas para cargos de Soldado e Oficial, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais podem chegar a R$ 9.236,39.
A suspensão lança incertezas sobre o cronograma do certame e reforça a importância da lisura e padronização nas etapas de concursos públicos, sobretudo em fases eliminatórias como o TAF.
Para saber mais sobre este concursos e notícias sobre concurso público, processo seletivo ou vagas de emprego acesse o site www.portaldeprefeitura.com.br/oportunidades.
2
18:54, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.
mais notícias
+