Concurso da Polícia Federal. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O novo concurso para a Polícia Federal (PF), anunciado pelo governo federal na terça-feira, 29 de janeiro, será dividido com mil vagas imediatas ainda para 2025 e as outras mil serão para 2026, totalizando duas mil novas contratações.
O anúncio foi feito após uma reunião de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Apesar da confirmação do certame, ainda não foram divulgados detalhes sobre a distribuição das vagas por cargo nem os requisitos específicos para cada função.
No entanto, de acordo com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, o concurso contemplará todos os cargos do quadro da corporação. São eles:
• Delegado de Polícia Federal
• Agente de Polícia Federal
• Escrivão de Polícia Federal
• Perito de Polícia Federal
• Papiloscopista de Polícia Federal
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou que as novas contratações irão reforçar o trabalho da PF no combate ao crime organizado.
“O presidente da República anunciou que pudéssemos fazer um concurso para que ingressassem mil policiais este ano e mais mil policiais no ano que vem. Portanto, mais dois mil policiais federais, que serão distribuídos por todo o Brasil. Muito importantes no combate ao crime organizado, para a segurança das nossas fronteiras e o combate ao crime ambiental”, afirmou Lewandowski.
De acordo com a ministra da Gestão, Esther Dweck, a portaria com a autorização deverá sair em até duas semanas.
"A portaria de autorização deve sair provavelmente na próxima semana ou em uma, duas semanas. E aí começa o calendário do concurso. Quem vai tocar o concurso é a própria Polícia Federal e vão poder descrever as etapas do concurso", destacou Dweck.
2
23:32, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+