Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CNU: auditores aprovados cobram ministérios para serem nomeados

De acordo com a Comissão dos Aprovados, o governo ainda não oficializou as contratações previstas no edital de homologação publicado em 13 de agosto.

Isabella Lopes

21 de outubro de 2025 às 15:22   - Atualizado às 15:24

Concurso Nacional Unificado.

Concurso Nacional Unificado. Foto: EBC

Os aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024 para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) cobram do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a nomeação dos candidatos homologados. De acordo com a Comissão dos Aprovados, o governo ainda não oficializou as contratações previstas no edital de homologação publicado em 13 de agosto, o que tem causado incerteza entre os participantes.

A etapa do curso de formação, realizada em Brasília, reuniu cerca de 900 candidatos, conforme o edital. O treinamento, que faz parte do processo seletivo, é considerado uma fase eliminatória.

Após a conclusão, mais de 800 participantes foram considerados aptos a assumir o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, mas, segundo a comissão, o MTE não deu continuidade às nomeações. Em nota, os aprovados afirmaram que o cenário atual é um “festival de incertezas”, devido à falta de esclarecimentos por parte do ministério.

Segundo a Comissão dos Aprovados, o MTE eliminou candidatos da lista de aptos no curso de formação por “problemas de documentação”, o que gerou indignação. O grupo estima que mais de 300 pessoas pediram demissão de seus empregos atuais para assumir o novo cargo, mas foram surpreendidas pela ausência de nomeação.

“Houve questionamentos ao MTE acerca das eliminações, gerando indefinições e debates internos. Após revisão administrativa, o MTE, comandado pelo ministro Luiz Marinho, sinalizou ao MGI, responsável pela homologação dos resultados dos concursos dos cargos promovidos pelo CNU 2024, uma retificação do edital homologado”, informou a comissão.

Veja Também

Interferência judicial e investigação da PF

A suspensão temporária das nomeações passou por análise da Justiça Federal após um candidato entrar com ação judicial questionando a eliminação por supostas pendências documentais. A medida levou o MTE a solicitar uma retificação do edital ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Durante o processo de revisão, a situação se complicou com uma operação da Polícia Federal, que desarticulou uma quadrilha suspeita de fraudar o CNU 2024. De acordo com a comissão, o MGI decidiu aguardar o andamento das investigações antes de concluir a retificação e liberar as nomeações.

Mesmo diante da investigação, os aprovados afirmam que “não há impedimento jurídico” para que o MTE nomeie os candidatos já homologados, ressaltando que a decisão liminar relacionada ao problema de documentação foi suspensa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:36, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Professora dando aula.
Oportunidade

Instituto Federal abre concurso para professores com 81 vagas e salários de até R$ 13.763,94

Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa, conforme regras previstas no edital.

Governo abre processo seletivo de nível médio para técnico penitenciário.
Certame

Governo abre processo seletivo de nível médio para técnico penitenciário; confira salário

A gestão estadual ainda prevê adicional de insalubridade ou periculosidade, conforme as atividades exercidas.

Concurso para Guarda Municipal.
Certame

Concurso para Guarda Municipal do Paulista tem resultado da prova objetiva divulgado; veja detalhes

Com a publicação, os candidatos aprovados passam a se preparar para as avaliações complementares, que incluem teste físico, avaliação psicológica, exames médicos e investigação social.

mais notícias

+

Newsletter