Concurso Nacional Unificado. Foto: Reprodução/ Internet
A Advocacia-Geral da União notificou o Google para que em 24 horas sejam removidos os anúncios de sites que simulam a página oficial do CNU, o Concurso Nacional Unificado 2025. Diversos sites falsos têm aparecido nas páginas de pesquisa como "links patrocinados".
Além da remoção desses links falsos, a AGU pede o envio dos dados dos anunciantes às autoridades policiais. Entre os crimes possíveis está o de estelionato mediante fraude eletrônica, com pena que pode chegar a oito anos de prisão e multa.
Enquanto isso, o candidato precisa ficar alerta. A inscrição para o Enem dos Concursos termina neste domingo (20). Ela pode ser feita APENAS na página oficial do CNU, que é o inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br ou na página da Fundação Getúlio Vargas, que é a responsável pela prova. O endereço é o portal.fgv.br/concursos.
As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) seguem abertas até as 23h59 do dia 20 de julho. O prazo vale para todos os candidatos interessados em disputar uma das 3.652 vagas oferecidas por 32 órgãos da administração pública federal.
O processo é organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site da banca. Quem deseja participar precisa escolher apenas um dos nove blocos temáticos disponíveis. Dentro desse bloco, o candidato pode indicar cargos e especialidades, conforme sua preferência.
Além disso, deve informar a cidade onde deseja realizar as provas e preencher um questionário socioeconômico. Esse formulário não interfere na classificação, mas ajuda na análise dos perfis dos candidatos.
A taxa de inscrição custa R$ 70, e o pagamento deve ser feito até o dia 21 de julho. O boleto pode ser quitado via Pix, com QR Code incluso na própria Guia de Recolhimento da União (GRU), ou pela plataforma PagTesouro, que oferece pagamento com cartão de crédito, boleto bancário e carteira digital. Também é possível pagar em agências bancárias, casas lotéricas ou nos Correios.
As provas da primeira etapa acontecem no dia 5 de outubro, das 13h às 16h30. Quem for aprovado segue para a segunda fase, com prova discursiva no dia 7 de dezembro. O candidato pode se inscrever apenas uma vez. Caso o sistema identifique múltiplas inscrições, apenas a mais recente será considerada válida.
O edital prevê diferentes modalidades de concorrência: ampla concorrência, pessoas com deficiência (PCD), negros, indígenas e quilombolas. A distribuição das vagas segue esta divisão:
A autodeclaração é opcional. Candidatos que optarem por concorrer às cotas passarão por procedimentos de verificação descritos no edital. O Ministério da Gestão também implementou uma regra de equiparação de gênero, garantindo que o número de homens e mulheres na fase discursiva seja o mesmo.
O CNU 2025 traz nove blocos temáticos. Dois são voltados para cargos de nível médio, e sete para nível superior. Veja as áreas e o número de vagas:
Das 3.652 vagas ofertadas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 de nível médio. A maior parte das vagas está concentrada no Distrito Federal (2.089). As demais se distribuem entre:
Com informações da Agência Brasil
2
00:16, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+