Pernambuco, 06 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Concurso da UPE: resultado para professor é anulado parcialmente por erro em cálculo das notas

A medida consta na portaria SAD/UPE nº 38, de 6 de fevereiro de 2026, divulgada no Diário Oficial do Estado.

Isabella Lopes

09 de fevereiro de 2026 às 15:41   - Atualizado às 17:13

Concurso da UPE.

Concurso da UPE. Foto: Divulgação

A Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) e a Universidade de Pernambuco (UPE) publicaram uma portaria conjunta que altera, de forma parcial, a homologação do resultado final do concurso público para Professor do Magistério Superior, referente ao Edital 2025.2. A medida consta na portaria SAD/UPE nº 38, de 6 de fevereiro de 2026, divulgada no Diário Oficial do Estado, segundo o site Jaula Cursos. 

A administração identificou um erro no cálculo das notas finais de candidatos vinculados ao perfil “Química Experimental; Química Geral; Cálculo Aplicado à Química; Física Aplicada à Química; Curricularização da Extensão Universitária”, do Campus Mata Norte. O problema ocorreu por causa da aplicação incorreta dos pesos definidos no edital, o que comprometeu a pontuação final desse grupo específico.

Correção determinada 

Com base no princípio da autotutela administrativa e na Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal (STF), além de orientação da Procuradoria-Geral do Estado, a gestão determinou a correção imediata das notas. A Comissão Central do Concurso Docente ficará responsável por refazer os cálculos, seguindo de forma rigorosa os critérios previstos no edital.

Divulgação de novo resultado

Após a revisão, a UPE divulgará um novo resultado preliminar no site oficial da universidade. Os candidatos desse perfil poderão apresentar recursos administrativos dentro do prazo que será informado junto à publicação. A comissão analisará todas as contestações antes da consolidação do resultado final corrigido.

Concluída a fase de recursos, o resultado final revisado seguirá para homologação pelo Conselho Universitário (CONSUN). Somente a universidade publicará uma nova portaria no Diário Oficial do Estado, oficializando a correção do certame para o perfil afetado.

A portaria conjunta esclarece que os outros perfis e unidades do concurso não sofreram impacto com o erro identificado. Esses resultados permanecem válidos e mantêm a homologação anterior, sem qualquer alteração. As informações constam na edição de 7 de fevereiro de 2026 do Diário da Cepe, página 7, que detalha os procedimentos adotados pela administração estadual e pela universidade.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Jaula Cursos 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:04, 06 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seleção para professor.
Oportunidade

Prefeitura abre seleção para professores com salários de R$ 6.897,94; veja quantas vagas e requisitos

O processo seletivo será realizada em duas etapas: validação da inscrição online e entrega da documentação e dos títulos.

Agentes de Saúde e de Endemias.
Oportunidade

Prefeitura abre seleção para Agentes de Saúde e Endemias com 100 vagas e salários de R$ 3.242

O prazo de validade será de dois anos, contado a partir da homologação do resultado final. A administração municipal poderá prorrogar esse período uma única vez por igual prazo.

Seleção para professor.
Prazo

Seleção de prefeitura em Pernambuco para professores encerra inscrições nesta quinta (7)

O edital estabelece que o processo seletivo terá validade de um ano, contada a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma única vez pelo mesmo período.

mais notícias

+

Newsletter