Governadora Raquel Lyra. Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O Governo de Pernambuco reabriu, nesta quinta-feira (30), as inscrições para o Concurso Unificado de Pernambuco (CPU-PE), um dos maiores processos seletivos já realizados no estado. A retomada foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e traz um novo cronograma, além da ampliação da política de cotas raciais e sociais. As provas do Concurso Unificado de Pernambuco serão aplicadas em janeiro de 2026, em duas datas: dias 18 e 25.
A principal novidade do novo edital é a inclusão de cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, conforme a Lei Estadual nº 19.050, sancionada no dia 28 de outubro. O objetivo, segundo o governo, é garantir mais diversidade e equidade no acesso ao serviço público estadual.
As inscrições do Concurso Unificado de Pernambuco devem ser realizadas no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) até o dia 28 de novembro. No total, o certame oferece 462 vagas distribuídas entre nove órgãos estaduais, com oportunidades para níveis médio e superior. Além disso, foram incluídas duas vagas extras para o cargo de Gestor Governamental – Controle Interno.
De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, o modelo do CPU-PE permite que o candidato participe de até três seleções diferentes. “Cada grupo terá seu dia e turno exclusivo para realização das provas, possibilitando que o candidato possa concorrer a até três cargos, um em cada bloco”, explicou.
As provas do Concurso Unificado de Pernambuco serão aplicadas em diversas cidades para facilitar o acesso dos candidatos do interior. As localidades confirmadas são: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro. No momento da inscrição, o participante deverá escolher onde deseja realizar o exame.
Com a reabertura, o governo espera atrair ainda mais inscritos e consolidar o CPU-PE como um modelo de seleção pública moderna, inclusiva e transparente. A iniciativa reforça o compromisso do estado com a valorização do serviço público e a ampliação das oportunidades para profissionais de todas as regiões de Pernambuco.
3
21:08, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O processo seletivo contará com prova teórico-objetiva. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório e será composta por 40 questões.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da inauguração da expansão às 16h, conforme confirmou o senador Humberto Costa (PT).
Candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção entre os dias 19 e 27 de fevereiro de 2026.
mais notícias
+