No dia da aplicação da avaliação, a banca divulgará o gabarito preliminar, o que permitirá aos candidatos conferir as respostas e estimar o desempenho inicial.
Concurso para Guarda Municipal. Foto: Reprodução/Internet.
O concurso da Guarda Civil Municipal de Catende, na Zona da Mata de Pernambuco, segue para etapas decisivas. A organização já divulgou, no dia 16 de fevereiro de 2026, a lista de inscrições deferidas.
Agora, os candidatos aguardam a homologação das inscrições e a divulgação dos locais de prova, previstas para 23 de fevereiro de 2026. Nesta data, cada participante saberá onde realizará o exame.
A aplicação da prova objetiva ocorrerá no dia 1º de março de 2026. No mesmo dia, a banca divulgará o gabarito preliminar, o que permitirá aos candidatos conferir as respostas e estimar o desempenho inicial. O concurso exige nível médio completo.
Os candidatos que desejarem contestar questões ou respostas do gabarito deverão apresentar recurso nos dias 2 e 3 de março de 2026. A organização publicará o resultado definitivo dos recursos em 13 de março. O cronograma também prevê a divulgação do resultado preliminar da prova objetiva para o dia 16 de março de 2026.
Nesta fase, os concorrentes precisam acompanhar atentamente as publicações oficiais e verificar documentos e horários estabelecidos no edital. O cumprimento dos prazos e das orientações evita problemas no dia da avaliação.
Principais datas do concurso GCM Catende:
A Prefeitura de Maceió publicará, em até 10 dias úteis, o edital do concurso da Guarda Civil Municipal (GCM). O anúncio foi feito pelo prefeito João Henrique Caldas (JHC) na sexta-feira, 13 de fevereiro, por meio das redes sociais.
O certame oferecerá 50 vagas. O prefeito afirmou que este será o primeiro de uma série de concursos previstos para este ano na capital alagoana. A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES/COPEVE) organizará o certame.
O Termo de Referência prevê sete fases no concurso. A seleção incluirá:
O documento estima que cerca de 20 mil candidatos devem se inscrever. A prova objetiva contará com questões de múltipla escolha, com alternativas de A a D. O exame abrangerá as seguintes disciplinas:
O candidato precisará alcançar, no mínimo, 50% da pontuação total e não poderá zerar nenhuma disciplina.
O concurso exigirá nível médio completo e idade mínima de 18 anos. O edital também exigirá aptidão física, mental e psicológica compatível com o uso de arma de fogo. O candidato deverá possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior. O concurso terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.
2
3
4
19:00, 17 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
O certame terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Os contratados terão acesso a benefícios compatíveis com o mercado. Entre eles estão plano de saúde, plano odontológico, vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida.
O edital prevê isenção para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea. O pagamento poderá ser realizado até 9 de abril.
mais notícias
+