Concurso para Polícia Civil do DF. Foto: Reprodução/PC DF.
A Polícia Civil do Distrito Federal publicou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, a abertura de um novo concurso público para o cargo de delegado. O edital confirma a oferta de 150 vagas efetivas, com parte das oportunidades destinadas à contratação imediata e o restante para cadastro reserva ao longo da validade da seleção.
A carreira de delegado prevê remuneração inicial de R$ 26.690,15, com jornada de 40 horas semanais. O edital confirma que o concurso atende à necessidade de reforço do quadro da corporação, mantendo critérios de ampla concorrência e reservas legais para diferentes grupos.
O edital exige nível superior em Direito, na modalidade bacharelado. O candidato também precisa comprovar três anos de atividade jurídica ou policial, exercida após a conclusão do curso. O documento considera como atividade jurídica o exercício da advocacia, funções jurídicas em órgãos públicos e atividades como conciliação, mediação ou arbitragem, desde que atendam aos critérios previstos. O edital não aceita tempo de estágio ou atividades realizadas antes da colação de grau como comprovação válida.
Das 50 vagas imediatas, o edital reserva oportunidades para ampla concorrência, pessoas com deficiência, candidatos negros, indígenas, quilombolas e hipossuficientes. O mesmo critério se aplica às 100 vagas do cadastro reserva, respeitando a legislação vigente e as políticas de inclusão.
As inscrições estarão abertas de 6 a 27 de abril, até as 18h, exclusivamente pelo site do Cebraspe, banca organizadora do concurso. A taxa de participação é de R$ 310. O edital prevê isenção da taxa para candidatos que se enquadrem nos critérios legais, como inscritos no CadÚnico e doadores de sangue, mediante solicitação dentro do prazo indicado.
A classificação dos candidatos será por meio de provas objetiva e discursiva estão marcadas para 14 de junho, com aplicação no Distrito Federal. A avaliação objetiva seguirá o modelo certo ou errado, com 120 itens que abrangem áreas do Direito e temas ligados à atividade policial.
A prova discursiva avaliará a capacidade de argumentação jurídica e o domínio técnico, com questões dissertativas e a elaboração de uma peça relacionada à atividade de polícia judiciária. O concurso também contará com outras etapas, como prova oral, avaliação de títulos, testes físicos, exames médicos, avaliação psicológica e investigação social. O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
2
3
4
02:04, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+