Posto do Detran-RJ no mercado de Niterói-RJ Foto: Divulgação/Detran-RJ
O presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran RJ), Vinícius Farah, confirmou oficialmente que o tão aguardado concurso público da autarquia será realizado em dezembro de 2025.
A nova seleção vai oferecer um total de 552 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, contemplando diversas áreas e níveis de escolaridade dentro da estrutura do órgão. A previsão do edital foi anunciada durante entrevista recente, reforçando o compromisso da atual gestão com a reestruturação do quadro de servidores efetivos e com a substituição gradual de funcionários terceirizados, conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
De acordo com Farah, este será um concurso robusto, planejado para suprir demandas reais do Detran RJ, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à população fluminense.
O concurso deve seguir o quadro funcional atual da autarquia, que prevê um total de 2.720 cargos efetivos:
Para concorrer, é necessário ter nível médio ou técnico na respectiva área.
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) encaminhou ao governador Cláudio Castro um novo plano de cargos e salários com gratificações, adicionais e progressões. O texto propõe uma evolução salarial em 15 padrões remuneratórios. Se aprovado, os vencimentos iniciais serão:
Além disso, estão previstos benefícios como auxílios alimentação, saúde, creche e educação.
Desde dezembro de 2024, o órgão conta com um grupo de trabalho responsável pelos estudos necessários à viabilização do certame. Em fevereiro de 2025, esse prazo foi prorrogado por mais 60 dias. A execução do concurso também atende a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), visando à regularização do quadro, com substituição progressiva de terceirizados por servidores efetivos.
Este será o primeiro concurso desde 2013, quando 800 vagas foram abertas para níveis médio e técnico. A adição de um plano de carreira moderno, com remuneração atrativa, reforça a relevância da seleção para concurseiros e para a estrutura da autarquia.
3
4
13:28, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Ao todo, serão 79 vagas destinadas aos níveis médio e técnico e outras 26 para o nível superior.
mais notícias
+