Concurso da Alepe. Foto: Divulgação
O Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo de Pernambuco (Sindilegis-PE) apresentou um pedido de urgência para a realização de um novo concurso público da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O pedido foi protocolado na terça-feira, 17 de março, junto à Mesa Diretora da Casa. A categoria aprovou a solicitação durante uma assembleia geral extraordinária dos servidores realizada no dia anterior.
O Sindilegis-PE destacou que a Alepe não publica um edital desde 2014. Ao longo desse período, a instituição registrou aposentadorias sem reposição de pessoal. A entidade apontou que a redução no quadro de servidores impacta o funcionamento interno.
O presidente do Sindilegis-PE, Ítalo Lopes, afirmou que a situação se agrava com o avanço das aposentadorias. Ele defendeu a necessidade de iniciar rapidamente os trâmites internos para a realização do certame. Ele também solicitou a criação de uma comissão responsável pela organização do certame.
“É preciso que a Alepe inicie com brevidade os trâmites internos e a criação do grupo de trabalho para o concurso público. Temos hoje servidores com tempo suficiente para se aposentar, o que agrava ainda mais a situação atual, que já é de muitas baixas nos últimos anos, devido à falta de novos concursados”, afirmou o presidente do Sindilegis-PE, Ítalo Lopes.
O documento entregue à Mesa Diretora pede a formação de um grupo de trabalho. Esse grupo deve conduzir as etapas iniciais do concurso público. O sindicato entende que essa medida pode dar início ao planejamento do edital. A proposta busca estruturar o levantamento de vagas e organizar as etapas do processo seletivo.
A assessoria de imprensa da Alepe informou, em fevereiro de 2026, que não há previsão de concurso para este ano. A Casa retirou o certame do planejamento estratégico. A posição contraria cobranças externas sobre a necessidade de reposição de servidores. A declaração também gerou dúvidas sobre a realização de um novo edital no curto prazo.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco determinou a realização do concurso. O órgão estabeleceu um prazo de 360 dias para que a Alepe adote as medidas necessárias. O tribunal indicou a previsão de publicação do edital até o primeiro semestre de 2026.
2
3
4
01:29, 04 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
Concurso 1262 teve um ganhador em Cabixi (RO), sorteou o Mês da Sorte Janeiro e premiou milhares de apostas.
Concurso 881 do Super Sete não teve ganhador na faixa principal e prêmio sobe para R$ 4,7 milhões no próximo sorteio.
Concurso 2991 não teve ganhadores nos dois sorteios. Veja as dezenas, a premiação e os detalhes do resultado.
mais notícias
+