Pernambuco, 15 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PEC da Segurança Pública pretente incorporar competências de guardas municipais

Ministro afirmou que a Casa Civil está analisando o texto e que ele deve enviá-lo ao Congresso Nacional em breve, mas não revelou uma data para o envio.

11 de março de 2025 às 09:26   - Atualizado às 10:05

PEC da Segurança Pública pretente incorporar competências de guardas municipais

PEC da Segurança Pública pretente incorporar competências de guardas municipais Reprodução/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nessa segunda-feira, 10 de março, que ele enviará ao Congresso Nacional a proposta. O novo texto de emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC), incorporará o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as guardas municipais.

Em decisão no final de fevereiro, a Corte confirmou que as guardas municipais podem fazer policiamento ostensivo. O poder será nas vias públicas, respeitando-se os limites de competências com as demais forças de segurança.

"Essa tese do Supremo foi incorporada à PEC. A PEC hoje tem a integração de todas as polícias brasileiras, desde a Polícia Federal até a Guarda Municipal, na base do sistema", explicou o ministro em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

Veja Também

Lewandowski afirmou que a Casa Civil está analisando o texto e que ele deve enviá-lo ao Congresso Nacional em breve, mas não revelou uma data para o envio.

A PEC

A PEC da Segurança Pública altera a redação dos artigos 21, 22, 23 e 24 da Constituição Federal, que tratam das competências da União.

Ou seja, privativas ou em comum com os estados, municípios e o Distrito Federal, e muda o Artigo 144, sobre os órgãos que cuidam da segurança pública em todo o país.

Sendo assim, com a proposta, o governo federal pretende dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Portanto, criado por lei ordinária em 2018 (Lei 13.675), e levar para a Constituição Federal a previsão do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário, que atualmente estão estabelecidos em leis próprias.

Enfim, o texto da PEC também aumenta as atribuições da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mas, sendo assim, passaria a ser chamar Polícia Viária Federal, abrangendo o patrulhamento ostensivo das rodovias, ferrovias e hidrovias federais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:16, 15 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Unidade do Disque Denúncia de Caruaru
Ligação

Disque Denúncia aponta alta de 117% nos registros em Pernambuco; Veja ranking dos casos mais denunciados

De acordo com a instituição, um dos principais fatores para a alta foi a ampliação do funcionamento da central, que passou a atender a população durante 24 horas por dia

"A dor maior é de ter perdido meu amor", escreveu a artista nas redes sociais.
Sinistro

Cantora de forró sobrevive a acidente que matou companheiro no Ceará

Leicyane Morais estava no carro atingido pela colisão com uma carreta em Sobral; nas redes sociais, a artista lamentou a perda.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Público

STF confirma transmissão pela internet de sessão sobre Alexandre de Moraes

A Corte também adotou medidas de segurança durante o julgamento, que está previsto para começar às 10h desta terça-feira (15)

mais notícias

+

Newsletter